PHC

Director: Lázaro Manhiça

O ESCRITOR moçambicano Otildo Justino Guidovenceu, com a obra “O Osso da Água”, oPrémio de Poesia Judith Teixeira 2020, atribuído pelo Município de Viseu e pela editora Edições Esgotadas, através da Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Portugal.

O galardão, avaliado em 2500 euros (mais de 200 mil meticais),inclui a publicação da obravencedorapela Edições Esgotadas.

“O Osso da Água” teve a melhor classificação entre204 obras de poesia submetidas a concurso, por autores provenientes de vários países de língua portuguesacomo Moçambique, Angola, Cabo Verde e Brasil.

Segundo o presidente do Município de Viseu, António Henriques, a atribuição deste prémio a um autor moçambicano reforça o sentido “da fraternidade da comunidade de língua portuguesa”.

O autarcaconsidera que oprémio tem “um significado especial” por ser atribuído num ano marcado pela pandemia deCovid-19, que assola o planeta. Avança ainda que seestádiante de “uma declaração em nome da esperança”.

Este certame, que visa premiar uma obra de poesia, original e inédita, em língua portuguesa, é ao mesmo tempo a forma que os organizadores encontraram de homenagearaescritora portuguesa Judith Teixeira (1980-1959), também conhecida por Lena de Valois, autora de três livros de poemas:“Decadência” (1923), “Castelo de Sombras” (1923) e “Nua” (1926), nomeadamente.

Otildo Justino Guido, de 22 anos de idade, nasceuno distrito de Homoíne,província de Inhambane. Frequenta o curso de Contabilidade e Auditoria na Universidade São Tomásde Moçambique, na cidade deXai-Xai, Gaza.

Venceu,em 2019, o Prémio Fernando Leite Couto, avaliado em 150 mil meticais, com o livro “O Silêncio da Pele”(poesia). A obra foi ano passado publicada pela Fundação que carrega o nome do concurso. 

No ano que ontem terminou,Otildoficou em terceiro lugar no certamede crónicas “Memórias do Idai”, onde participou com o texto “O Fogo da Água e o Peso da Fome”.

O concursopromovido pela editora Fundza, sediada na cidade Beira,culminou numa antologia que reúne crónicas de autores moçambicanos, inspirados naquele que foi um dos mais devastadores ciclones que assolou a costa moçambicana.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction