Director: Lázaro Manhiça

A CONCEITUADA banda moçambicana os Djaakas lança dentro de dias o seu mais recente trabalho discográfico, intitulado “Apasswa Na Mulungo” (Abençoado por Deus).

O álbum é o terceiro da sua história, depois de “Mbole Mbole Na Yona” (2004) e“Unidade Nacional”(2009),em mais de 15 anos de carreira.

“Apasswa Na Mulungo”resulta de um trabalho aturado da banda, tendo sido gravado entre os anos 2020 e 2021 na capital do país.

Gravado no Zep Studios, as letras e melodias são da autoria de Eliseu Meneses, numa produção e arranjos de Dionísio (bateria), Amone (guitarra baixo) e Givas (guitarra solo).

Sarmento, Lindo e Celso tocaram saxofone, percussão e timbila, respectivamente, enquanto Alcinda fez coros, num disco em que a voz principal é de Júlio Chissico (Julinho) e os teclados são tocados por Figas.

Os Djaakas, como são também carinhosamente tratados, têm seu nome inscrito na história da maior parada de música nacional, o “Ngoma Moçambique”, tendo já conquistado o Prémio Revelação com o tema “Djogorro” (2002) e por duasvezes consecutivas (2004 e 2005) o prémios Melhor Canção,com os temas “Mbole Mbole” e “Tambalale”.

O Grupo Djaaka foi fundado na cidade da Beira nosprincípiosdos anos 2000 por bailarinos que integravam a Companhia deMúsica e Dança Tradicional da Beira.

A sua música tem sabor contemporâneo, mas com um forte e profundo toquetradicional, refletindo deste modo a tradição da região centro de Moçambique e jogando o instrumento valimba um papelpreponderante nas suas composições.

Ter vencido o concurso “Music CrossRoads” foi fundamental para os passos subsequentes da banda, por isso o grupo tem noseu histórico várias actuações em palcos nacionais e internacionais, destacando as Ilha Reunião e Mayoute, Suécia, Holanda,Dinamarca, Expo-2008.

Ao longo da carreira de mais de 15 anos a Banda Djaaka gravou dois álbuns, nomeadamente “Mbole Mbole Na Yona” (2004) e“Unidade Nacional”(2009), onde as músicas são cantadas maioritariamente em Ci-Sena, todavia inclui também Ci-Nyanja, Ci-Ndaue Ci-Barue e retratam, de modo geral, a vivência do povo moçambicano.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction