Director: Lázaro Manhiça

A ASSOCIAÇÃO dos Escritores Moçambicanos (AEMO) foi quinta-feira outorgada com Escudo de Prata pela Unión Hispano Mundial de Escritores (UHE - Portugal), em reconhecimento ao seu papel na produção, promoção e divulgação da literatura moçambicana no mundo.

O prémio surge principalmente por a instituição literária dar continuidade às suas actividades,apesar da situação crítica causada pela pandemia do novo coronavírus,que assola o mundo e cujas medidas de prevenção que afectam negativamente o sector das artes.

O escritor e secretário-geral da AEMO, Carlos Paradona, recorda que a entidade foi das primeiras a apostar nas plataformas virtuais para não paralisar os eventos que dinamiza.

“Foi graças à grande capacidade de nos adaptarmos aos condicionalismos da Covid-19, pois foi pioneira no uso de plataformas informáticas para incentivar a criação e gosto pela leitura”, disse, afirmando que nos últimos anos a agremiação tem organizado palestras, saraus poéticos e ofertado livros em diferentes escolas do país.

Segundo Carlos Paradona, a UHE - Portugal também reconhece os esforços da associação dos escritores na atribuição de prémios literários,como aconteceu com consagração ao poeta Armando Artur com o prémio de carreira José Craveirinha.

Incluem-se homenagens a autores como Kalungano, como era conhecido o político e poeta Marcelino dos Santos, que por ocasião do seu primeiro aniversário de morte viu reeditado o seu único livro de poemas “Canto do Amor Natural”, publicado pela primeira vez em 1986 por esta entidade. 

O Escudo de Prata, de acordo com o secretário-geral, mostra ainda que muitos autores moçambicanos podem ombrear com autores de outros cantos do planeta. “A literatura moçambicana está num bom caminho e no mesmo patamar que a dos outros países. Como moçambicanos devemos nos orgulhar pela posição actual que ocupamos”, acrescentou.

Com o objectivo de dar a conhecer obras e autores de literatura moçambicana, a AEMO foi fundada a 31 de Agosto de 1982 e desenvolve as suas actividades através da edição de obras, a atribuição de prémios literários e organização de conferências, jornadas e debates.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction