A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) acaba de adoptar Kiswahili como língua de trabalho nas sessões desta organização regional.
A adopção do Kiswahili, ou simplesmente Swahili, aconteceu durante a 39ª cimeira ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, que terminou domingo, em Dar-es-Salaam, Tanzania, por sinal país falante do Swahili.
“Quero informar que foi formalizada, nesta cimeira, o Swahili como língua de trabalho da nossa organização”, afirmou o Presidente tanzaniano, John Magufuli, que durante a cimeira de dois dias assumiu a presidência rotativa da SADC.
Magufuli fez uma radiografia da contribuição do seu país nas lutas de libertação nalguns dos países da região, incluindo Moçambique, vincando que os combatentes destes países comunicavam-se em Swahili.
“Posso, desde já, afirmar que é uma língua de libertação. Por isso, a proposta da sua adopção como língua de trabalho da SADC foi consensual”, afirmou o chefe do Estado tanzaniano que, no encerramento da cimeira, discursou nesta língua, depois de no primeiro dia ter apenas a usado nas notas introdutórias da sua intervenção.
Sublinhou que Swahili “é uma língua africana e a sua transformação como a quarta língua de trabalho na SADC vai estimular, com certeza, o processo de integração regional”.
Aliás, Swahili é considerada “língua franca” nos países da região dos Grandes Lagos.
Magufuli encorajou outras regiões do continente para que sigam o exemplo da SADC, pois esta língua é falada em grande parte dos países africanos, como Quénia, Burundi, Uganda, entre outros.
“A Tanzania está disposta a prestar o apoio necessário para que esta língua seja ensinada nas escolas da região e divulgada”, garantiu.
Em Moçambique, esta língua é falada em algumas zonas das províncias nortenhas de Cabo Delgado e Niassa, que fazem limite com a Tanzania.

 

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction