kids

Director: Júlio Manjate

O PRESIDENTE da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou ontem a Minerva & Continental, num acto surpresa, de total descontracção e sem os habituais protocolos e discursos de praxe.

Grande apreciador de arte e cultura e devorador de livros, neste espaço, recentemente inaugurado, que resulta da fusão do histórico Café Continental e a centenária livraria Minerva, na baixa da cidade de Maputo, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa “passeou” pelas instalações desta “casa”, apreciou obras de diversos autores nacionais e internacionais, comprou livros de Ivone Soares (Salpicos de Água e Sois; poesia) e de Teodoro Waty (A amarrada chuva de Kamutxhukêti, contos).

Para além de deixar-se fotografar com os clientes deste restaurante e livraria, o estadista português, conhecido como o Presidente da República dos sorrisos, abraços e selfies, confraternizou com os colaboradores da Minerva & Continental e ainda ajudou a servir à mesa pastéis de nata.

Foi um momento hilariante para os clientes e a gestão do espaço, afinal o Presidente da República de Portugal foi lá sem avisar.

Visivelmente emocionado, Vítor Gonçalves, director da Minerva & Continental, disse, em contacto com o “Notícias”, que a ida de Marcelo Rebelo de Sousa a este local teve um sabor de revisitação, tendo em conta que o pai do estadista português, Baltazar Rebelo de Sousa – antigo governador da província ultramarina de Moçambique – ia constantemente à livraria Minerva tomar café com o pintor Malangatana, de quem era amigo.

De repente a sua presença neste local, depois de ter andado pelas ruas da capital do país, com o mesmo à-vontade que o caracteriza, tomou conta de conversas em diversos locais de Maputo, tornando-se num dos assuntos mais comentados nas diferentes redes sociais.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou ontem a Maputo para assistir, amanhã, a tomada de posse do seu homólogo, Filipe Nyusi.

Nesta visita, de cinco dias, o estadista português aproveitará para visitar a cidade da Beira, província de Sofala, que em Março do ano 2019 foi seriamente afectado pelo ciclone tropical Idai.

“Está um tempo fabuloso”, comentou Marcelo Rebelo de Sousa, recebido com honras militares pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, José Pacheco.

“É muito importante estarmos cá neste momento”, referiu aos jornalistas, citado pelo jornal português Expresso, sobre a sua visita, cujo programa contempla outros eventos, sobretudo de cariz cultural, e encontros com a comunidade portuguesa.

De acordo com a publicação lusa, Marcelo destacou as “ligações de fraternidade com Moçambique, que são únicas”, para sublinhar que “a presença de Portugal e o facto de o presidente português ser o único Chefe de Estado dos países-membros da União Europeia” a assistir à posse de Filipe Nyusi, mostra a importância da presença.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction