kids

Director: Júlio Manjate

CRÓNICA DA RUA 513.2 é o segundo livro do moçambicano, João Paulo Borges Coelho, a ser publicado no Brasil pela Editora Kapulana, que se dedica a promoção da literatura luso-africana naquele país latino, através da série “Vozes de África”.

A obra, com 316 páginas, retrata a história de uma rua fictícia na antiga Lourenço Marques, actual cidade de Maputo, capital de Moçambique, a Rua 513.2, onde convivem personagens vivas e mortas.

Os mortos – espíritos nguluvi – antigos moradores das casas no período da dominação portuguesa, interferem no dia-a-dia dos vivos que, agora, no período pós-independência, ocupam as suas habitações.

No romance, vivos e mortos discutem, decidem e realizam tarefas que definem os rumos da rua e, por extensão do país. Quando esses antigos espíritos são substituídos por outros, a dinâmica histórica começa a mudar.

No livro, que recebeu o Prémio José Craveirinha – 2005, João Paulo Borges Coelho apresenta um retrato literário e cultural das relações entre história e ficção, numa sociedade em busca de sua própria identidade.

Um comunicado da editora brasileira Kapulana refere que o livro está disponível em formatos físico e electrónico (e-Book), nesta última versão como medida de prevenção da pandemia do novo coronavírus, e não só.

Ainda no reforço destas medidas de prevenção, a editora refere que as suas equipas estão a trabalhar, temporariamente, a partir das suas casas, mas continuam disponíveis para os seus utentes através de redes sociais e por email.

Para tal, foi criado um canal de comunicação para permitir que os escritores, ilustradores e outros colaboradores estejam em permanente contacto com os leitores, para entrevistas, leituras de livros e bate-papo.

O livro “Crónica da Rua 513.2” é o segundo do escritor João Paulo Borges Coelho a ser publicado no Brasil pela série “Vozes da África”. O primeiro foi o romance “As visitas do Dr. Valdez”, igualmente Prémio José Craveirinha, edição de 2006.

A série “Vozes da África” é composta por obras de ficção em prosa e poesia, dedicadas a crianças e a adultos. A iniciativa é fruto de um projecto da Editora Kapulana para divulgar a literatura africana no Brasil. Com esse propósito, a editora brasileira coordena, desde 2015, a publicação de livros de origem africana.

No Brasil, o livro “Crónica da Rua 513.2” leva o prefácio do Professor Nazir A. Can, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e capa de autoria de Mariana Fujisawa, com participação de Daniela Miwa Taira.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction