Director: Júlio Manjate

O que se assiste na Rua do Bagamoyo (antiga Rua Araújo) é deveras vergonhoso para continuarmos a ter escolas a funcionarem neste corredor, situado na zona baixa da cidade de Maputo. Se no passado algo houve que justificou que as escolas nacionais de Dança e de Artes Visuais fossem postas a operar naquele corredor, hoje nada legitima que estas continuem ali. Quem não sabe que esta rua é um verdadeiro antro de prostituição e consumo de bebidas alcoólicas. Na antiga Rua Araújo, a prostituição, já praticada em plena luz do dia, contraria o que acontecia no passado, onde os trabalhadores do sexo apenas se dirigiam àquela zona e outras adjacentes cobertos pela noite e outras luzes de néon.

As “manas” estão ali 24 horas, a exercer a sua actividade num à vontade que perturba qualquer um que por ali passa e vê-se diante daquele inconveniente. Por isso achamos ser constrangedor para os estudantes que têm que se confrontar com a dura realidade de, diariamente, percorrer aquele local para ir à “Artes Visuais” ou à Escola de Dança.

Mais grave ainda é saber-se que a Escola Dança é frequentada por uma camada infantil que muito cedo começa a moldar o seu corpo para esta arte cénica.

Reiteramos o nosso respeito e consideração às demais instituições públicas e privadas, que funcionam na Rua do Bagamoyo, tal como os restaurantes e bares (limpos), que ali ficam abertos para o gáudio de muita gente, mas já não achamos sensato que crianças e jovens sejam expostos à vergonha de cruzar, todos os dias, com pessoas cuja vida está na contramão dos costumes socialmente definidos.

Arrepiante ainda é saber que estas duas unidades de formação encontram-se no “coração” da zona onde é praticada a prostituição.

Tudo o que justificou que estas duas escolas ali fossem parar está desenquadrado. Já não faz mais sentido. Daí ser urgente que estas sejam retiradas e deslocadas para outros lugares mais “frescos” e acolhedores. Até porque uma escola, enquanto instituição, assumidamente, reserva de moral, ética e bons costumes, o que, acreditamos, ali continua a ser ensinado. Mas só achamos que as instituições não estão nos lugares certos.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction