Director: Júlio Manjate

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de vento forte com rajadas até 70 km/h e chuvas fracas localmente e moderadas acompanhadas por vezes de trovoadas, a partir da tarde de amanhã, terça-feira (7), na região sul do país.

No mar, o vento poderá criar agitação marítima e gerar ondas que podem atingir a altura de 4.0 metros, a sul do paralelo 22 graus sul, gerando movimento de poeiras e areias, indica um comunicado emitido hoje pelo INAM.

As autoridades da meteorologia prevêem que os ventos possam ainda arrastar as coberturas de casas precárias, possível queda de árvores e postes de energia e telecomunicações, bem como o arrastamento de pequenas embarcações e a redução da visibilidade no mar.

O fenómeno vai atingir a província de Maputo, nos distritos de Matutuine, Boane, Namaacha, Moamba, Marracuene, Magude, Manhiça e cidades de Maputo e Matola; em Gaza (principalmente nos distritos de Massangena, Chicualacuala, Mapai, Massingir, Mabalane, Guijá, Chibuto, Mandlakazi, Chongoene, Chókwe, Bilene, Limpopo e cidade de Xai-Xai) e em Inhambane (principalmente nos distritos de Mabote, Funhalouro, Panda, Zavala, Inharrime, Jangamo, Maxixe e cidade de Inhambane).

Comments

DOIS indivíduos encontram-se detidos, desde sábado, nas celas do comando distrital da Polícia da República de Moçambique indiciados de roubo de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde, no distrito de Luabo, na Zambézia.

Trata-se de jovens com idades entre 25 a 27 anos que na madrugada de sábado introduziram-se por meio de arrombamento no depósito de medicamentos do Centro de Saúde da vila sede distrital de Luabo.

A captura dos dois indivíduos foi possível graças a denúncias do guarda das instalações. O porta-voz do Comando Provincial da PRM na Zambézia, Sidner Lonzo, disse hoje no habitual briefing com a imprensa que a pretensão dos indiciados era comercializar os fármacos nas localidades daquele distrito banhado pelo rio Zambeze.

Segundo ele, este é o segundo caso de roubo de medicamento por arrombamento naquele centro de saúde em menos de um mês.

Entretanto, a corporação policial na cidade de Quelimane está desde o fim-de-semana a apreender as bicicletas que exercem actividades de táxi, uma medida que visa prevenir o COVID19.

Londzo diz que essa é uma tarefa do Conselho Municipal mas a Polícia tem vindo a apoiar o governo autárquico no contexto do Estado de Emergência decretado pelo Chefe do Estado, em vigor desde 1 de Abril.

Comments

CRISTÃOS de todo o mundo, e de Moçambique em particular, celebraram ontem um Domingo de Ramos extraordinário, com igrejas vazias e sem procissões, devido à propagação do novo coronavírus. Foi mesmo a primeira vez que tal aconteceu na história do cristianismo.

Medidas de isolamento e de distanciamento social forçaram os cristãos a celebrar o Domingo de Ramos, acto que recorda a entrada triunfal de Jesus Cristo a Jerusalém, após a penitencia no deserto, através de orações em família ou acompanhando as televisões e rádios que transmitiam em directo os cultos alusivos à efeméride.

Na cidade de Maputo, o arcebispo de Maputo convidou, a partir da Sé Catedral, todos os cristãos a reflectirem sobre o significado da paixão de Cristo e a aprofundarem a fé, esperança e caridade, sobretudo em momentos difíceis como estedepandemia da Covid-19.

Dom Carlos Matsinhe, bispo da Diocese dos Libombos, pediu aos moçambicanos para fazerem da Semana Santa momento de pedido de ajuda e salvação a Deus, tal como o fez a multidão quando Jesus entrava triunfalmente a Jerusalém cantando hossana ao filho de David.

Um pouco por todas as igrejas cristãs se rezou à porta semi-aberta, dadas as limitações impostas pelo estado de emergência decretado em razão da calamidade pública, na sequência da propagação do novo coronavírus.

Comments

O NÚMERO de infectados pela Covid-19 no país mantém-se em 10 pelo quarto dia consecutivo, segundo anunciou hoje, em Maputo, a directora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene. Entretanto, há o registo de um doente recuperado da infecção pelo novo coronavírus.

Até ao momento, o Instituto Nacional de Saúde (INS) testou 363 indivíduos suspeitos, dos quais 22 nas últimas 24 horas, cujos resultados se revelaram negativos para a Covid-19.

A fonte reiterou a observância das medidas de prevenção, lavagem e desinfecção das mãos, a etiqueta da tosse e o distanciamento social.

Em alusão às medidas decretadas pelo Governo, o estado de emergência, deve ser observado por todos, a rotatividade do trabalho de modo a evitar a infecção pelo novo coronavírus.

Comments

Moçambique continua com o registo de 10 casos confirmados de infecção pela Covid-19, após o laboratório do Instituto Nacional de Saúde (INS) ter testado negativo 15 indivíduos suspeitos, nas últimas 24 horas.

Enquanto isso, 188 indivíduos que tiveram contacto directo com os 10 pacientes infectados estão em quarentena domiciliária e sob a monitoria das autoridades de saúde.

No país, já foram testadas 317 pessoas suspeitas de estarem infectadas pelo novo Coronavírus.

Os dados foram apresentados, há momentos, por Rosa Marlene, directora nacional de Saúde Pública, falando no habitual briefing sobre a Covid-19.

Segundo a fonte, o continente africano registou 284 mortes, em um total de 7.028 casos positivos para a Covid-19.

Destacou ainda que 566 pessoas se recuperaram da doença provocada pelo novo Coronavírus.

As autoridades da saúde continuam a instar as pessoas a tomar medidas de prevenção da Covid-19, tais como a desinfecção ou lavagem frequente das mãos com água e sabão, distanciamento social e observância da etiqueta da tosse, com o braço em forma de V. Recomenda-se, ainda a observância das medidas decretadas no âmbito do estado de emergência em vigor desde 1 de Abril.

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction