O Primeiro-Vice-Ministro de Situações de Emergência da Bielorússia, Aleksandr Khudoleev, disse ontem que o seu país vai prestar apoio técnico aos quadros moçambicanos em matérias relativas ao manuseamento de instrumentos tecnológicos para minimizar o impacto dos fenómenos naturais.
Khudoleev falava à imprensa, em Maputo, no final de uma audiência com a vice-ministra moçambicana do Interior, Helena Kida.
“Nós temos tecnologia que podemos partilhar com Moçambique na defesa dos agentes naturais fustigadores”, disse.
Nesse âmbito, o governante bielorusso convidou a vice-ministra do Interior a visitar a Bielorússia para poder aferir as capacidades tecnológicas utilizadas em trabalhos de emergência.
Além de apoio técnico, o primeiro-vice-ministro garantiu que a Bielorússia vai doar 46 toneladas de produtos diversos para apoiar as vítimas do ciclone tropical Idai, que em meados de Março último devastou a região centro de Moçambique.
Trata-se de produtos alimentares, vestimenta, material escolar, de construção, bem como para os primeiros socorros.
Helena Kida, por sua vez, afirmou que com o governante bielorusso houve troca de experiências, sobretudo, no que diz respeito ao treinamento de quadros do ministério do Interior (MINT) na Bielorússia para ‘saber lidar’ melhor com situações de emergência calamitosa.
A vice-ministra do Interior sublinhou, por outro lado, a necessidade de alavancar a cooperação entre os dois países.
“Nós tivemos o convite para visitar a Bielorússia para ver como é que eles fazem, mais ou menos o treinamento para fazer face a situações desta natureza”, afirmou, acrescentando que Moçambique passará a 'importar' conhecimento daquele país europeu para aplicar em circunstâncias tais como a do “Idai”.
 

Comments

MAIS do que uma profissão, o jornalismo é assumido como um estilo de vida pelos profissionais da área. Bloco de notas, esferográfica, microfones e câmaras são instrumentos indispensáveis quando se sai à rua com a missão de buscar histórias. Leia mais

Comments

Alunos da aldeia Ngoma, distrito de Mecúfi, deixaram de estudar debaixo de árvores, em salas precárias e sentados no chão, passando para edifícios convencionais. A infra-estrutura foi inaugurada quarta-feira pela primeira-dama de Moçambique, Isaura Nyusi, que se encontra de visita de trabalho a Cabo Delgado. Leia mais

Comments

A esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, manifestou a sua satisfação pelas acções promovidas no distrito de Mecúfi, província de Cabo Delgado, em prol da criança e pessoas necessitadas.

Isaura Nyusi falava, quarta-feira, depois de visita à Associação Amigos da Criança Órfã de Murrebwe, onde apelou a réplica da iniciativa em vários pontos do país, segundo noticiou a Rádio Moçambique.

Fundada em 2014 e oficializada um ano depois, a Associação Amigos da Criança Órfã de Murrebwe assiste perto de setecentos petizes e conta com o apoio de vários organismos públicos e privados.

Comments

Um Centro para o Tratamento de Doenças Diarreicas (CTDD) está a ser construído de raiz, na cidade de Pemba, em Cabo Delgado, para flexibilizar a resposta a eclosão deste tipo de pandemias. Leia mais

Comments

Subcategorias

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction