Director: Lázaro Manhiça

AS autoridades sanitárias registaram, nas últimas 24 horas, mais seis óbitos devido à Covid-19, nas províncias de Nampula, Gaza, Maputo e cidade de Maputo, elevando para 211 a cifra de vítimas mortais pela doença.

O número de pacientes internados atingiu os 150, com entrada de 27 novos doentes sofrendo de complicações respiratórias ligadas à doença e padecendo ainda de patologias crónicas como a hipertensão arterial e a diabetes.

Os dados de actualização diária partilhados pela Direcção Nacional de Saúde Pública apontam para o registo de 543 novas infecções pela doença, elevando para 24.269 o cumulativo de casos positivos.

As seis vítimas anunciadas pelo sector da Saúde igualam o número máximo de mortes provocadas pela Covid-19 notificadas, num único dia, desde a ocorrência da primeira morte a 20 de Maio do ano passado. O anterior máximo de óbitos, em 24 horas, havia sido anunciado a 9 de Janeiro.

Trata-se de cinco pacientes do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 35e 86 anos e uma mulherde 73 anos de idade, que evoluíram para óbito após o agravamento do seu estado de saúde,durante o período de internamento.

As infecções foram detectadas num total de 1.700 amostras testadas nos laboratórios do sector público e privado. Os pacientes infectados encontram-se em isolamento domiciliar, enquanto decorre o rastreio e mapeamento dos principais contactos.

De entre os casos positivos há a destacar 25 menores de cinco anos de idade e 16 indivíduos com mais de 65 anos de idade. A faixa etária de 25 a 34 anos de idade registou 150 casos, correspondendo a 27,6 por cento do total dos casos reportados.

A região metropolitana de Maputo concentra maior número de casos activos, com 3.788 infectados em isolamento; óbitos, com um cumulativo de 176 vítimas mortais e internados, com 122 pacientes a receberem cuidados intensivos.

O Ministério da Saúde recorda que a transmissão da Covid-19 ocorre de uma pessoa para outra através de gotículas de saliva quando um indivíduo contaminado; toque ou aperto de mãos, objectos ou superfícies contaminadas, daí a importância de adoptar as medidas emanadas pelas autoridades.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction