Director: Lázaro Manhiça

O Exército da África do Sul localizou pelo menos 50 cidadaos sul-africanos que se encontravam desaparecidos devido aos atentados terroristas na sede do distrito de Palma, em Cabo Delgado.

”O Governo pode confirmar que, com excepção de uma pessoa que morreu tragicamente na violência, mais de 50 sul-africanos que foram dados como desaparecidos, através do Alto Comissariado da África do Sul, em Maputo, foram localizados”, disse o porta-voz das autoridades militares sul-africanas, Siphiwe Dlamini, citado pela DW.
No passado dia 24 de Março grupo terrorista Al Ansar al-Sunna, conhecido como al-Shabaab em Moçambique, e ligado ao Daesh, atacou à vila sede de Palma, provocando dezenas de mortos e obrigando à fuga de milhares de residentes da vila, agravando a crise humanitária.
Segundo dados da Organização Internacional das Migrações (OIM), 9.900 pessoas chegaram de Palma aos distritos de Nangade, Mueda, Montepuez e Pemba desde 24 de Março.
O ataque obrigou a petrolífera francesa Total a retirar o pessoal que mantinha no projecto de gás situado a cerca de 25 quilómetros da vila de Palma. A retirada incluiu empresas subcontratadas que se mantinham na área do maior investimento privado em curso em África.
A Força Nacional de Defesa da África do Sul (SANDF, na sigla em inglês) está a assistir o Alto Comissariado de Pretória em Moçambique no repatriamento de nacionais sul-africanos para a África do Sul.
Na sexta-feira, o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, disse que militares do seu país estavam a garantir em Cabo Delgado, a segurança dos seus cidadãos afectados pelos atentados terroristas.
Seis cidadãos sul-africanos foram resgatados na passada terça-feira, pela Força Área sul-africana (SAAF), segundo o Ministério da Cooperação e Relações Internacionais (DIRCO).
A operação de evacuação para a África do Sul, realizada pela Força Aérea Sul-Africana, envolveu também o repatriamento dos restos mortais de um homem sul-africano, de 40 anos, que morreu nos atentados terroristas de 24 de Março em Palma, disse o DIRCO.

 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction