PHC

Director: Lázaro Manhiça

O PAÍS regista, nos últimos tempos, uma redução nos índices de criminalidade, anunciou hoje, em Maputo, o Comandante Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael.

Para melhor ilustrar, Bernardino Rafael disse que a PRM registou 16.535 casos criminais em 2020 contra 18.164 casos em 2019, que representa uma redução de 1.629 casos.

A operatividade policial foi de 88 por cento, cifra que supera em 2,8 por cento a meta estabelecida no Plano Económico Social (PES) que é 85,3 por cento.

Já no primeiro trimestre do corrente ano, Bernardino Rafael diz que “foram registados 3.788 casos criminais contra 4.000 em igual período de 2020, que se traduz numa redução em 541 casos”.

Dos casos registados foram esclarecidos 3.333 casos, que representam uma operatividade policial de 88 por cento, mostrando também uma superação de meta do PES do corrente ano em 2,6 por cento.

Rafael anunciou os dados durante a saudação ao Presidente da República e Comandante-Chefe das FDS, por ocasião do Dia da PRM, que se assinala terça-feira  e que no corrente ano decorre sob o lema, “46 Anos Valorizando Recursos Humanos na Garantia da Ordem, Segurança e Tranquilidade Públicas, e no Combate ao Crime e Terrorismo”.

Sobre o lema, o Comandante-Geral da PRM diz que o mesmo impele a olhar para o capital humano como uma força motriz, sem a qual a segurança do país seria impensável, pelo que deve sempre ser valorizada para o uso efectivo e participação na luta contra a criminalidade e defesa da soberania nacional.

Sublinhou que a PRM celebra o seu 46º aniversário num período de muita adversidade social em que a corporação se debate em diferentes frentes, cuja natureza e modo de actuação são peculiares e de complexidade ímpar.

Mesmo assim, em nenhum momento esta realidade apartou a PRM de cumprir a sua missão da pátria. “Pelo contrário, desperta em nós a necessidade de aprimorar as nossas estratégias e a capacidade de intervenção em prol do nosso belo Moçambique”, frisou.

Referiu que “o combate à criminalidade e outras incivilidades sociais no contexto da prevenção da pandemia da Covid-19 desafia-nos a realinhar constantemente as nossas estratégias para que a técnica e táctica policial intervenha sem pôr em causa o gozo e exercício dos direitos dos cidadãos salvaguardados na vigência do Estado de Calamidade.

(Notícias/AIM)

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction