Imprimir
Categoria: Nacional
Visualizações: 475

Todos os distritos da região sul do país estão a reportar, desde a semana passada, casos de Covid-19, segundo a directora nacional de laboratórios de saúde pública, no Instituto Nacional de Saúde, Sofia Viegas.

Falando no balanço semanal sobre a evolução da Covid-19 no país, Viegas anotou que, na semana epidemiológica finda, verificou-se uma tendência crescente de casos positivos em quase todo o país, com novos distritos, sobretudo do sul do país, a notificar novas infecções pelo SARS-CoV-2.

Avançou que o maior número de casos foi observado nos distritos de KaMfumu, na cidade de Maputo; Matola, na província de Maputo; Xai-Xai, em Gaza; cidade de Inhambane e Vilankulo, na província de Inhambane.

Há ainda um maior número de casos notificados nos distritos de Dondo, em Sofala; Marara, em Tete; Maganja da Costa, na Zambézia; e Lichinga, na província do Niassa.

Sofia Viegas explica que o diagnóstico de mais casos positivos no sul do país pode estar relacionado com a expansão dos testes rápidos de antigénos, combinados com o PCR.

“É natural que no sul do país se diagnostiquem mais casos porque talvez estejamos a testar mais, usando os testes de antigénos”, disse, acrescentando que a cidade e província de Maputo já estão a fazer o uso deste método, enquanto Gaza está a iniciar a descentralização.

“As maiores taxas de positividade, depois de Tete, foram registadas na cidade e província de Maputo. É natural que a epidemia esteja mais concentrada no sul do país”, sublinhou.

Segundo Viegas, o número de casos continua a aumentar no país, sendo que na última semana registou-se um cumulativo de 10.608 episódios, com uma taxa de positividade de 35,4 por cento. De igual modo, a taxa de positividade nacional mantém a tendência crescente, tendo se fixado, na segunda-feira, em 15,8 por cento.

Olhando para a taxa de positividade por província, Sofia Viegas disse que nove das 11 províncias do país registaram um incremento na semana actual, com a excepção de Tete e Gaza que mostraram um ligeiro decréscimo neste índice em relação à semana finda.