Director: Lázaro Manhiça

A COMISSÃO Técnica do Triângulo de Comércio e de Negócios entre Moçambique, Malawi e Zâmbia reuniu-se em finais de Dezembro último, na cidade de Tete, com o objectivo de reactivar a conectividade comercial entre os três países.

No encontro foram apreciados os projectos de conectividade comercial, fronteiras com paragem única, fábricas de oleaginosas, cimento e fertilizantes, com fortes ambições de investimento dos agentes económicos estabelecidos nos três países, no âmbito da promoção e aprofundamento das relações de cooperação económica e de amizade, mutuamente vantajosas para os três Estados vizinhos.

Entrevistado há dias pelo “Notícias” sobre o encontro, Virgílio Ferrão, presidente do Fórum do Sector Privado no Triângulo de Desenvolvimento, disse que no mesmo foram igualmente analisados os instrumentos governativos da organização,a serem submetidos aos governos dos três países.

“Estamos perante uma diplomacia económica forte e proactiva, com o envolvimento do sector privado, com vista à identificação e aproveitamento de oportunidades de negócio, cooperação e parcerias multiformes existentes nas diferentes regiões dos três estados”,disse Virgílio Ferrão.

Segundo Ferrão, a Autoridade Tributária do Malawi explicou, na reunião, que o projecto de construção da fronteira com paragem única nos postos de travessia de Zóbwè/Mwanza, Calomue/Dedza e Mandimba/Chiponde,através das províncias de Tete e Niassa, encontra-se num processo bastante avançado, o mesmo acontecendo nas correspondentes do moçambicano- Zóbuè, Calomue (ambos na província de Tete) e Mandimba (Niassa), respectivamente.

“Depois dos encontros,para acertos finais,previstos para o presente ano, serão lançados novos instrumentos,a destacar, o acordo trilateral, a assinarpelos trêsEstados ainda neste semestre, peça fundamental para a agilização dos projectos em carteira dos investidores dos três países”,anunciou Ferrão.

O presidente do Fórum do Sector Privado no Triângulo de Desenvolvimento revelou aindaque serão incrementadas medidas com vista a promover o comércio inter-regional e o reforço da paz e segurança regional, ao mesmo tempo que são criadas as condições básicas para a divulgação das potencialidades económicas existentes no nosso país, bem como as oportunidades de investimentos,no âmbito daagenda nacional de facilitação doinvestimento directoestrangeiro, impulsionando novas parcerias entre o empresariado nacional e estrangeiro.

Os encontros servirão também para consolidar e identificar parcerias para investimentos, bem como reforçar as relações com os aliados de desenvolvimento, com vista a tornar o país mais atractivo ao investimento estrangeiro, através da simplificação de procedimentos para a melhoria do ambiente de negócios, bem como das infra-estruturas.

“Vamos, nos três Estados-membros do triângulo de desenvolvimento, encontrar fórmulas para simplificar os procedimentos, por forma a tornar o ambiente de negócios aliciante e mais atractivo”, promete Virgílio Ferrão.  

“Este intercâmbio de negócio é um dos marcos para a integração regional, no quadro da SADC(Comunidade de Desenvolvimento da África Austral)”,disse  Ferrão.


CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction