Director: Júlio Manjate

A Associação dos Pescadores de Angoche (APA), cuja maioria dos seus membros pratica pesca artesanal, acaba de receber diverso equipamento para faina, incluindo motores para as suas embarcações, que variam entre 15 e 40 cavalos, para pescaria em mar aberto.

Os motores foram entregues à APA pelo Fundo de Fomento Pesqueiro, que doou também diversos materiais para a construção de redes de pesca de emalhe e equipamentos para conservação do pescado.

Os meios entregues estão avaliados em mais de um milhão de meticais e foram adquiridos sob financiamento do Fundo de Fomento Pesqueiro, visando garantir uma exploração sustentável de recursos marinhos.

O presidente da associação, Sabino Omar, disse no acto de recepção dos materiais ora doados que o gesto mostra a importância e interesse do Governo em ver a pesca artesanal a desenvolver-se e a ser praticada em moldes sustentáveis.

“Os pescadores artesanais sempre enfrentaram problemas de falta de material para o exercício da sua actividade, por isso, os meios vão reforçar a nossa capacidade de produção e melhorar a gestão sustentável dos recursos pesqueiros”, observou.

Lamentou a falta de fiscalização da orla marítima moçambicana, situação que faz com que aconteçam casos de pesca ilegal, solicitando o reforço do patrulhamento como forma de permitir que os investimentos do Governo na área da pesca artesanal tenham os resultados desejados.

Angoche é o distrito com mais empresas de processamento de pescado na província de Nampula, sendo que maior parte do peixe capturado e processado é exportado para alguns países da Europa e Ásia.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction