Director: Júlio Manjate

Três cidadãos foram linchados pela população esta segunda-feira nos bairros Mateus Sansão Mutemba e Chingodzi, na cidade de Tete, capital da província homónima.
As vítimas são acusadas de serem malfeitores que assaltavam residências e cidadãos indefesos naquela urbe.
Um dos suspeitos foi linchado em plena luz do dia, quando foi surpreendido com mais de 300 metros de cabos eléctricos que, alegadamente, acabava de sabotar nas diferentes linhas de transporte de corrente eléctrica, aproveitando-se da escuridão, durante a noite.
Os restantes foram linchados no bairro Chingodzi e os corpos carbonizados terão sido descobertos, ontem, por populares que têm machambas nas proximidades do rio Revúbuè. Curiosos foram ao local, mas sem conseguir identificar as pessoas que perderam a vida por linchamento, devido à severidade das queimaduras.
“Não levamos para a esquadra da PRM porque os ladrões não ficam nas celas. Você queixoso é que sofre, porque os ladrões voltam e fazem ameaças. Por isso, a população prefere queimar para diminuir o número de ladrões”, disse um cidadão.
“Antes de ser morto, o cidadão linchado confessou que corta os cabos não só para vender, mas também para que à noite a zona esteja escura para facilitar os assaltos. Esse indivíduo é assassino. Por isso, a solução que os residentes encontraram foi de lhe eliminar fisicamente”, afirmou outra testemunha.
Questionada sobre o assunto, a chefe das relações públicas da Polícia da República de Moçambique em Tete, Deolinda Matsinhe, disse que as autoridades condenam os cidadãos que decidem fazer justiça pelas próprias mãos, pois existem instituições competentes para julgar esses casos.
“Reconhecemos que, de facto, não se pode sabotar um bem público, como a energia eléctrica, mas também condenamos a atitude dos populares”, disse.
Vincou que nenhum cidadão tem o direito de tirar a vida de outrém. “É crime punível nos termos da lei. Esta é a razão pela qual vamos trabalhar para identificar os autores deste crime macabro para a sua responsabilização”.
Segundo Deolinda Matsinhe, este é o primeiro episódio em que são linchadas três pessoas no mesmo dia. Por isso, as autoridades manifestam a sua preocupação com o recrudescimento da violência.

(Notícias/AIM)

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction