Director: Júlio Manjate

A Direcção Nacional do Recursos Hídricos alerta para a necessidade de maior precaução devido a subida dos níveis do volume da água nas principais bacias hidrográficas da região centro do nosso país.

Isaque Filimone, técnico da Direcção Nacional dos Recursos Hídricos, disse hoje a Rádio Moçambique que, a chuva gerada pelo ciclone Idai provocou alto escoamento de água nas bacias dos rios Zambeze, Búzi, Púnguè e Save, gerando inundações naquela região.

A fonte explicou que neste momento as bacias de Púnguè e Búzi estão muito altos, com cenário de inundações de magnitude alta, pelo facto do ciclone ter atingido o Zimbabwe que partilha as bacias hidrográficas com Moçambique.

Neste momento, a bacia do Save está no nível de alerta, na estação da vila franca do Save, entre as províncias de Gaza e Manica e Inhambane e Sofala.

Entretanto, a água que caiu no Zimbabwe está a atravessar a fronteira entre os distritos de Govuro e Machanga, entre Inhambane e Sofala.

O Governador da Província de Tete, Paulo Aude, orientou os administradores distritais e presidentes das autarquias locais para avisar para estar em estado de alerta, retirando as populações que vivem em zonas ribeirinhas ao longo do vale do Zambeze.

Segundo Auade nos próximos dias a barragem poderá descarregar 326 metros cúbicos porque neste momento por minuto, o que vai afectar negativamente o vale do Zambeze.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction