A Administração Regional de Águas do Zambeze (ARA-Zambeze) assegurou, ontem, que os recursos do rio Mavudzi não estão contaminados com enxofre resultante do acidente de viação ocorrido na ponte sobre aquele curso de água.

Segundo o Director-Geral da ARA-Zambeze, Administração Regional de Águas do Zambeze, Custódio Vicente, o camião que, recentemente, se precipitou sobre aquele curso de água, carregado de enxofre, depois de embater no corrimão e cair rio abaixo, tombou com o produto sobre o leito seco, não atingindo a área aquática que, presumivelmente, afectaria o respectivo  meio ambiente.

O sinistro, do tipo despiste e tombo de um camião, que transportava enxofre bruto, proveniente da República da Zâmbia, com destino ao porto da Beira, ocorreu no passado dia 11 de Agosto corrente na localidade de Kaunda, distrito de Chiúta, sem afectar aquele curso de água.

A nossa fonte assegurou, ontem, ao nosso jornal, que as análises efectuadas às amostras colhidas no local do acidente não revelam casos de alterações ambientais do ecossistema aquático daquele rio devido ao enxofre.

“Ciente de prováveis impactos ambientais sobre o rio, a ARA-Zambez fez deslocar ao terreno uma equipa de inspecção para a verificação das condições em que ocorreu o sinistro e a respectiva avaliação do estado da qualidade de água, tendo concluído não haver contaminação da mesma”- disse Vicente.

A ARA-Zambeze está a realizar um acompanhamento da evolução da situação, monitorando, sistematicamente, a qualidade de água ao longo do rio Mavudzi, de forma a rastrear eventuais impactos posteriores.

Refira-se que o rio Mavudzi é um dos afluentes do rio Zambeze, a montante do Município da cidade de Tete.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction