A cidade da Maxixe, considerada a capital económica da província de Inhambane, passa a contar, a partir de ontem, com um mercado grossista, num investimento orçado em cerca de 22 milhões de meticais, financiados pela União Europeia, no âmbito do desenvolvimento local.



O governador provincial, Daniel Chapo, que inaugurou o mercado, pediu à população para que saiba conservar aquela infra-estrutura e colaborar para a sua manutenção.
“Nós viemos hoje entregar o vosso mercado e sabemos,que estavam muito preocupados em chegar o dia de omercado ser inaugurado,para começarem a vender aqui. As nossas mães, nossas irmãs, que estão aqui precisam de ter um mercado limpo e organizado, para que possam vender de uma forma organizada”, disse Chapo, citado pela AIM.
Sublinhou que os beneficiários devem saber,que o mercado lhes pertence e espera, que o mesmo sirva de paragem obrigatória, para quem passar por ali, pelo facto de estar localizado junto a Estrada Nacional Número um (EN1).
“Tal como acontece em Maputo, no Mercado do Zimpeto, onde as pessoas da cidade e província de Maputo vão lá comprar produtos,para revender, nós queremos que pessoas de todos os distritos da nossa província possam vir comprar aqui também. Queremos que todos aqueles, que viajam do Rovuma ao Maputo e vice-versa, através da nossa Estrada Nacional Número Um, tenham este mercado como uma paragem obrigatória, para comprar e promover os diferentes produtos aqui vendidos”, disse.
Por seu turno, o presidente do Conselho Autárquico da Maxixe, Fernando Bambo, agradeceu os financiadores da obra e ao governo central pela iniciativa.
“Este é um mercado grossista, mas também tem a parte retalhista. Nós, como o governo municipal, queremos agradecer ao nosso financiador, ao empreiteiro, que esteve a executar as obras, ao governo da nossa província, governo central, por terem criado condições, para que este mercado fosse um sucesso”, disse.
Na cidade da Maxixe, parte considerável da população, que vendia nas ruas passa, a partir de hoje, passa a vender no maior mercado daquela autarquia.
Bambo disse que, no futuro, o mercado será ampliado, gradualmente, para incluir um maior número de bancas e armazéns.
Localizado no bairro Bato, o mercado grossista é composto por 64 bancas e um armazém, e está equipado com um sistema de abastecimento de água interno, parque de estacionamento, bloco administrativo, sanitários e lojas.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction