Director: Lázaro Manhiça

O Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA) e parceiros estão a investir num projecto de recolha, sistematização e interpretação de informação geográfica sobre o território nacional, de modo a permitir uma melhor gestão dos investimentos no sector e consequente elevação da produção e produtividade.

Trata-se de um projecto orientado para o fortalecimento da gestão de informação agrícola, identificação de oportunidades de investimento ao longo na cadeia de produção e aprimoramento das competências dos técnicos de diversos sectores no uso das tecnologias de informação espacial (GIS).

Denominado “fortalecimento da capacidade de monitoramento de investimentos, usando tecnologias de informação geográfica, para decisões e políticas de investimento informados”, o projecto é financiado pela Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (USAID).

Como um dos pilares de implementação, o sector agrário e parceiros estiveram reunidos esta quinta-feira, em Maputo, para colher contribuições e partilhar as linhas de abordagem que vão nortear a sua execução.

O Secretário Permanente do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA), Victor Canhemba, que presidiu à abertura do encontro, destacou a importância dos sistemas de informação geográfica na administração dos cada vez mais escassos recursos naturais.

“O GIS contribui na gestão de processos de produção agrícola, melhorando a produção e produtividade. Também, por intermédio deste sistema, podemos definir onde produzir, o que produzir, qual é a dotação óptima de água, entre outros aspectos”, explica a fonte.

Defendeu que a digitalização da agricultura é relevante paraelevar os índices de produtividade e rentabilidade, permitindo ocontrolo de insumos agrícolas, monitoria de pragas, doenças e condições climáticas que interferem na produção, bem como na redução das perdas pós-colheita.

“Não podemos falar de sistema de informação geográfico no sector agrário se ele não faz o alinhamento da cadeia de valor desde o produtor até ao consumidor, alicerçados no conhecimento, inovação, tecnologia, investimento e integração dos mercados nacionais, regionais e internacionais”, acrescentou.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction