Director: Júlio Manjate

Chibuto celebrou, ontem, o 48º aniversário da sua elevação à categoria de cidade, com as atenções viradas para a melhoria de acesso à água potável, ruas pavimentadas, combate à erosão, extensão de energia eléctrica de qualidade aos bairros periféricos da urbe, entre outras.
Com uma população estimada em 72 605, segundo o censo populacional de 2017, a urbe conta com um total de 14 bairros, sendo a maior preocupação o acesso à água potável. Porém, segundo informações tornadas públicas durante as festividades pelo edil Henriques Machava, o governo, ciente dessas dificuldades, decidiu construir um tanque com capacidade de 1000 metros cúbicos, que irá abastecer os bairros cimento, 1, 2, 3 da Cidade, Nhocane, 25 de Junho e Mussavene.
Outras infra-estruturas similares e com igual objectivo foram instaladas em Canhanda, Samora Machel, Chimundo e Mudada.
O Presidente do Conselho Autárquico de Chibuto disse ainda que a instalação de um sistema de purificação de água, com capacidade de tratamento de 400 metros cúbicos por hora, um projecto em curso, irá colocar ponto final ao problema de abastecimento de água à cidade do Chibuto, pese embora ainda decorra o processo das ligações domiciliárias para 2500 clientes na primeira fase.
Para garantir a eficiência na distribuição e sua sustentabilidade, o sistema de abastecimento de água de Chibuto estará sob gestão do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG).
O percurso de elevação de Chibuto à categoria de cidade conheceu diferentes momentos, tal como reza a sua própria história. Por exemplo, no dia 04 de Agosto de 1956 foi aprovado o estatuto de Chibuto, como vila, e 15 anos mais tarde, a 8 de Outubro de 1971, é elevado à categoria de cidade.
O nome Chibuto, surge do termo “Chibhuntsu”, que significa, “batalhão de guerreiros”, nome atribuído à pequena elevação localizada numa posição estratégica que servia de sentinela aos guerreiros do rei Mudungaze Muzila Mucatchua, mais conhecido por Ngungunhane, e foi o primeiro acampamento do Império de Gaza.

 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction