Director: Júlio Manjate

Homens armados voltaram a atacar um autocarro na madrugada de ontem no troço entre Inchope e Gorongosa, ferindo três pessoas, duas das quais com gravidade.

A acção, a quarta em menos de 30 dias, ocorreu no povoado de Matenga, em Nhamatanda, a 40 quilómetros da vila municipal de Gorongosa, tendo como alvo um autocarro com destino ao Niassa, transportando membros de uma congregação religiosa.

O relato das testemunhas aponta que, uma vez alvejado o motorista, a viatura foi conduzida até à vila de Gorongosa por uma passageira,  que tomou o comando.

Após o ataque, altas patentes do Ministério do Interior, nomeadamente os comandantes da Polícia da República das províncias de Manica e Sofala e ainda o da Polícia Costeira Lacustre e Fluvial,  nomeadamente Francisco Simões, Paulik Ucacha e Alfredo Mussa, respectivamente, deslocaram-se ao local.

Falando a jornalistas, o comandante provincial da PRM em Sofala, Paulik Ucacha, disse que testemunhas disseram que os atacantes estavam trajados de uniforme da cor verde.

Ucacha afirmou que houve reforço de agentes da Polícia nas estradas Nacional número Um e Seis e apelou à população para ser vigilante.

Segundo ele, os problemas podem ser ultrapassados se todos unirem-se e denunciar o inimigo.  

“Solicitamos as comunidades para colaborarem com a Polícia, porque a estabilidade é garantida pela nossa força. Os automobilistas devem estabelecer comunicação com os passageiros e comunicar as autoridades quaisquer suspeitas de acções maléficas”, apelou Ucacha.  

Membros da comunidade de Matenga lamentaram o facto de a sua zona ser palco de ataques perpetrados por homens armados.

Fernando Manuel, vendedor de carvão, disse ao “Notícias” ter ouvido disparos quando encontrava-se no rio à busca de água.

“Estamos tristes, porque o nosso negócio de venda de carvão já não pode fluir. Todos nós estamos com medo”, concluiu a fonte.

O ambiente que se vive entre os camionistas e transportadores de passageiros na EN1 é de medo, mas a Polícia tranquiliza aos transeuntes, apontando terem sido criadas posições para controlar a situação.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction