Director: Júlio Manjate

Pelo menos doze pessoas perderam a vida nas províncias da Zambézia, Niassa, Manica e Maputo, em consequência das chuvas que se registam com maior intensidade desde Dezembro último.

Do universo de óbitos, sete ocorreram este mês na Zambézia, de acordo com o balanço actualizado esta semana pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC). A anterior contagem indicava a morte de sete pessoas.

As estatísticas da instituição coordenadora das acções de redução de risco de calamidades apontam também para o ferimento de 53 cidadãos, de um universo de 51.867 pessoas afectadas pelas chuvas, ventos fortes, descargas e queda de granizo.

Em Cabo Delgado e Zambézia prosseguem operações de busca e resgate de sitiados, bem como a retirada de famílias que teimam em viver nas baixas, numa altura em que os rios continuam a subir.

Para além da destruição de 9.172 casas, 2.141 das quais completamente, dez unidades sanitárias e arrastamento de 94 postes de energia eléctrica, as chuvas, que incidem mais no centro e norte do país, já causaram intransitabilidade em diversas vias de Cabo Delgado, Nampula, Zambézia e Tete.

Em Cabo Delgado, por exemplo, estão intransitáveis as estradas Montepuez/Meluco, Macomia/Oasse, Muepane/Quissanga, Sunate/Macomia e Montepuez/Nairoto, enquanto em Nampula as rodovias cortadas são Mazua/Chipene, Memba/Mazua, Naguema/Chocas Mar e Intete/R699.

Na Zambézia, as enxurradas tornaram intransitáveis as rodovias Nauela/Gúruè, Gilé/Alto Ligonha, Derre/Alto Benfica e Maganja da Costa/Nante. Em Tete, estão afectadas as ligações Doa/Dzimira, Matema/Macanga, N´tunda/Zumbo e Domue/Namicuinga.

Para minimizar o cenário, oito pontes metálicas, quatro das quais flutuantes, foram mobilizadas de Caia, Sofala, para Cabo Delgado, ao mesmo tempo que estão identificados e mapeados cerca de 500 locais seguros em todas as províncias, com vista a servir de centros de acomodação, em caso de necessidade.

O Governo conta já com três mil toneladas de arroz, resultantes das contribuições da China e do Vietname, para assistência humanitária e duas mil tendas familiares com chegada prevista para o dia 27 de Janeiro corrente.

Enquanto isto, Acácio Tembe, do Instituto Nacional de Meteorologia, disse que as chuvas poderão abrandar no centro e norte nos próximos dias, devendo retomar a partir de domingo.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction