Director: Lazaro Manhiça

A Polícia da República de Moçambique (PRM) na província de Tete deteve, há dias, dez cidadãos, incluindo uma mulher, suspeitos de estarem envolvidos num crime de homicídio voluntário e castração de órgãos genitais. Os crimes ocorreram nos distritos de Chifunde, Chiúta e Tsangano.

Segundo o porta-voz da PRM, em Tete, Feliciano da Câmara, um caso de homicídio voluntário ocorreu no distrito de Chifunde, quando três guardas de uma empresa espancaram, até à morte, um jovem, alegando que a vítima mortal tentava roubar um fardo de tabaco.

Da Câmara disse que o segundo caso de homicídio aconteceu no distrito de Chiúta, quando três indivíduos degolaram um cidadão, alegadamente porque os seus bois destruíram as culturas alimentares nas suas machambas.

No distrito de Tsangano, cinco indivíduos, incluindo uma mulher, terão castrado órgãos genitais de um cidadão, que se encontrava a produzir tijolos. Um dos membros deste grupo se encontra fugitivo.

“Para lograrem os seus intentos, embebedaram-no e de seguida arastraram-no para o mato, onde retiraram os seus órgãos genitais”, revelou o porta-voz.

“Depois de gritos de socorro, pois a vítima já estava reanimada, apareceram as pessoas da comunidade da localidade de Ntengo-wa-mbalami, que socorreram para o Hospital Rural de Ulónguè, em Angónia, onde se encontra a receber tratamentos, mas está fora de perigo de vida”, explicou.

Da Câmara disse que a corporação já lavrou os autos, que serão remetidos ao Ministério Público para o seguimento das fases subsequentes, de modo que sejam punidos exemplarmente, se se provar, pelo Tribunal, o seu envolvimento no cometimento dos crimes mencionados.

Afirmou que os cidadãos, ora encarcerados, confessaram a prática dos crimes de homicídio voluntário e castração de órgãos genitais do cidadão que está actualmente hospitalizado na vila de Ulónguè.

A fonte assegurou que o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) já iniciou as investigações para se apurarem as motivações do crime de castração de órgãos genitais, visto que na altura da detenção dos quatro cidadãos não explicaram o porquê é que decidiram cometer o crime.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction