Imprimir
Categoria: Nacional
Visualizações: 1027

O INSTITIUTO Nacional de Estatística (INE) vai, nas próximas duas semanas, realizar um inquérito nacional, visando apurar o impacto da pandemia da Covid-19 nas diversas empresas nacionais.

A operação, que inicia na próxima segunda-feira, vai recolher informação que permitirá aferir o número de empresas, cujo processo produtivo se ressente dos efeitos da pandemia, segundo os dados avançados pelo director nacional de Estatísticas Sectoriais e de Empresas no INE, Adriano Matsimbe.

No decurso da operação serão, igualmente, recolhidos dados relativos ao número de trabalhadores afectados e sua situação salarial em consequência da doença.

Segundo a fonte, o inquérito será realizado à escala nacional, com base numa amostra representativa de 2100 unidades produtivas, abrangendo todos os sectores de actividade económica. A recolha será feita de forma directa e/ou por telefone, por brigadas constituídas por funcionários da instituição.

Matsimbe disse tratar-se de uma operação que permitirá, por outro lado, medir o nível de perdas do Estado em termos de receitas fiscais, para além de obtenção de informação sobre as expectativas do empresariado, relativamente à produção, procura (dos seus produtos ou serviços), preços, emprego, facturação e remunerações para os próximos meses.

“Esperamos também obter dados relativos a eventuais apoios, visando minimizar os efeitos desta pandemia nas empresas. Estes e outros dados contribuirão para uma avaliação sólida do impacto da pandemia na economia nacional”, acrescentou a fonte.