kids

Director: Lazaro Manhiça

A VISÃO Mundial Moçambique, uma organização integrada na parceria Internacional cristã, dedicada à promoção do bem-estar da criança, entende que a lei de liberdade religiosa e de culto vai agregar valor ao trabalho em curso na prevenção e combate às uniões prematuras.

Este ponto de vista foi defendido pelo director de Advocacia e Justiça para a Criança, Eleutério Fenita, no acto de lançamento da auscultação pública da proposta de lei de liberdade religiosa e de culto, que vai regular os aspectos ligados ao funcionamento das confissões religiosas, desde o registo, os critérios e requisitos de funcionamento, entre outros.

“Acreditamos que uma lei de liberdade religiosa irá contribuir para o reforço da oportunidade dos líderes religiosos, como reservas morais, exemplos vivos, junto de quem as comunidades devem inspirar o seu comportamento, atitudes e práticas”, disse Fenita, citado pela AIM.

A lei, segundo a fonte, vai colocar um fim ao que é nocivo ao bem-estar, quer da rapariga, quer dos rapazes.

Citando dados da Procuradoria-Geral da República (PGR), Eleutério Fenita afirmou que, em 2019, foram violadas perto de 678 crianças de idade inferior aos 12 anos.

Para além de outras vertentes a que a lei dirá respeito, o director sublinhou ser convicção da Visão Mundial de que a mesma dará um outro ímpeto aos esforços de desenvolvimento do país, que passa pelo bem-estar da criança.

A Visão Mundial Moçambique apresentou, em 2018, a proposta do Código de Conduta para Líderes Religiosos, durante a 5ª Conferência Nacional Religiosa havida na cidade da Maxixe, na província de Inhambane.

A fonte reafirmou o apoio incondicional da Visão Mundial Moçambique, na adopção da lei.

A proposta de lei de liberdade religiosa e de culto propõe-se a aclarar, entre outras matérias, o registo de entidade religiosas, associações religiosas, instituições de ensino, número de crentes exigível ao acto de registo, os requisitos ao exercício do ofício religioso e seus direitos e deveres, bem como especificar as condições adequadas para o bom funcionamento dos locais de culto e ensino teológico, no geral.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction