Director: Lázaro Manhiça

A Federação Moçambicana das Associações dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO) desaconselha o aumento da lotação por parte de alguns operadores de transporte semicolectivo de passageiros no espaço inter urbano, na sequência do termo do estado de emergência que, durante quatro meses, vigorou em todo o território nacional.

Após a eclosão no país da pandemia do novo coronavírus, o Governo emitiu diversas normas restritivas de carácter vinculativo que incluíam a redução dos níveis de lotação nas “mini-buses” usadas para o transporte inter-urbano e não quatro ocupantes por cadeira.

A medida não agradou os operadores do transporte semicolectivo que, várias vezes, evocaram a soma de enormes prejuízos na sequência da redução da lotação, tendo em determinadas rotas os transportadores optado por paralisar a actividade, por uma alegada falta de lucrose os prejuízos avultados.
Aliás, desde que expirou o estado de emergência, no fim de Julho, até os autocarros aumentaram a lotação, como se a doença que inquieta a humanidade inteira tivesse passado. Nas viagens feitas nas horas de ponta, é possível avistar autocarros com o número de passageiros acima do prescrito, situação que abre espaço para uma rápida disseminação da pandemia.
No entanto, contactado telefonicamente pela AIM, o presidente da FEMATRO, Castigo Nhamane, disse ontem não haver ainda situações que permitam regressar aos níveis anteriores de lotação dos carros.

“Estamos a ter focos de indisciplina por parte de alguns transportadores, que unilateralmente decidiram aumentar a lotação colocando em risco a vida dos seus passageiros”, disse Nhamane, anotando que não houve nenhuma orientação por parte da presidência da federação para que os transportadores aumentassem o número de passageiros.

Nhamane apela às centenas de operadores no sentido de continuarem a respeitar os limites da lotação, até porque a doença responsável pelas medidas tomadas ainda está muito longe de ser vencida, por isso é que devem, todos eles, continuar a mostrar uma atitude de cidadania na luta que o país trava contra a Covid-19.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction