Director: Lázaro Manhiça

 O BARCO Chambo, responsável pelo transporte de pessoas e bens entre Moçambique e Malawi através do lago Niassa, voltou a circular, anunciaram esta semana as autoridades locais, citadas hoje (16) pela Rádio Moçambique.

A embarcação esteve parada durante seis meses devido ao estado de emergência decretado pelo Governo moçambicano para prevenção da pandemia de covid-19.

David Machimbuco, administrador do distrito de Lago, província do Niassa, referiu que a retoma da navegação vai trazer "nova dinâmica" às comunidades locais.

A retoma de navegação do Chambo já tinha sido solicitada por autoridades do Malawi, em Setembro, alegando que as suas comunidades, bem como outras de Cobué, do lado moçambicano, estavam a recorrer a barcos sem segurança para atravessar o lago.

E embarcação, baptizada com o nome de um peixe abundante no lago Niassa, foi adquirida em 2012 pelo Governo moçambicano. Tem 100 lugares sentados e capacidade para transporte de viaturas, sendo a gestão entregue a um consórcio de empresas dos dois países. 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction