SETE comunidades da localidade de Calambo, posto administrativo de Benga, distrito de Moatize, receberam recentemente 1.885 bicicletas, um donativo da mineradora da Vale Moçambique, em parceria com a Mozambike, no âmbito do programa da responsabilidade social junto às comunidades em redor das áreas operacionais da empresa.
A iniciativa, segundo Francisco Mbeve, gerente da área de relações institucionais da Vale Moçambique, visa promover uma melhor mobilidade dos residentes das comunidades, que distam a cerca de 40 quilómetros dos centros comerciais nas cidades de Moatize e Tete.
“O projecto, que chegou com uma ligeira morosidade devido a vários factores técnicos e organizacionais, contempla no global 2000 famílias (cera de 10 mil pessoas) das comunidades de Ntchenga, Mphánduè, Phonde, Matambanhama, Catete, Calambo, Cateme e Cateme Sede”, disse Mbeve.
O gerente acrescentou que o projecto Mobilidade de Bike visa promover a flexibilidade, de forma a facilitar o dia-a-dia das comunidades nas deslocações aos postos de saúdes, escolas, mercados, machambas ou mesmo à vila.
A entrega das bicicletas será acompanhada pela instalação, nas comunidades abrangidas pelo projecto, 15 pequenas oficinas BIKE Negócio, para a reparação de possíveis avarias.
Para este programa, a Vale Moçambique em coordenação com as lideranças comunitárias já efectuou a selecção dos cidadãos que já receberam noções elementares sobre a reparação das bicicletas e montadas as respectivas oficinas para a prestação de assistência aos veículos, promovendo, deste modo, o auto-emprego.
Por seu turno a administradora distrital de Moatize, Maria José Ntefula, presente na cerimónia da entrega de bicicletas em Calambo, recomendou aos beneficiários para a melhor conservação e ao bom uso daqueles meios de locomoção, que vão contribuir para o melhoramento da mobilidade nas comunidades.