A SECRETÁRIA do Estado na província de Maputo, Vitória Diogo, inaugurou terça-feira (01), um laboratório de biologia molecular no Hospital Geral da Machava, por ocasião do Dia Mundial de combate ao HIV/SIDA, que decorreu sob o lema "Solidariedade Global e Responsabilidade Partilhada".
Vitória Diogo destacou a disponibilidade de kits de testagem, medicamentos anti-retrovirais nas unidades sanitárias e actividades em curso no país para garantir assistência aos doentes, bem como a produção e difusão de mensagens de prevenção do HIV.
Pretende-se ainda divulgar nas rádios comunitárias, televisões e plataformas digitais mensagens para a adesão ao tratamento anti-retroviral,bem como a disponibilização massiva de preservativos e em locais considerados estratégicos.
Estão também accionados mecanismos de contacto personalizado via telefone para a retomada do tratamento por parte dos que haviam desistido ao tratamento.
Igualmente, reforçaram-se as acções de aconselhamento, testagem do HIV e retenção no tratamento anti-retroviral.
O novo Laboratório de Biologia Molecular é uma infra-estrutura espaçosa, moderna, provida de equipamentos que irão garantir maior capacidade de processamento de amostras de carga viral e diagnóstico precoce infantil, com garantiasde maior biossegurança para os profissionais de saúde, uma obra que custou 24 milhões de meticais e foi financiada pelo Governo.
O laboratório vai materializar o programa de carga viral indetectável que arrancou recentemente, cujo objectivo é melhorar a resposta à doença, o acesso aos serviços de Tratamento Anti-Retroviral, aumento do conhecimento sobre importância do TARV, eliminando o estigma.
Será reforçada a capacidade de identificação de crianças positivas de forma antecipada evitando que estas desenvolvam doenças graves e acelerando os passos para erradicação da transmissão vertical do vírus de HIV, já que a província situa-se nos 3%nos últimos nove meses.