Director: Júlio Manjate

O Governo vai disponibilizar este ano 15 embarcações de pesca para apoiar a actividade de armadores afectados pelo ciclone Kenneth, que fustigou a província de Cabo Delgado no ano passado.

No total serão investidos mais de doze milhões e seiscentos mil meticais na aquisição das referidas embarcações que serão alocadas aos pescadores dos distritos de Macomia, Ibo e Pemba.

O anúncio foi feito em Cabo Delgado pelo Vice-Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, Henriques Bongece, realçando que o pacote visa acelerar a recuperação pós-Kenneth, a nível dos pescadores.

O ciclone Kenneth e outras calamidades destruíram mais de sessenta embarcações naquele espaço territorial a norte do país. (Notícias/RM)

Comments

Dois indivíduos ligados ao Instituto Nacional de Acção Social (INAS) no distrito de Chibuto, província de  Gaza, encontram-se detidos, desde semana passada, por indícios de prática de crimes de desvio de fundos.

O grupo é ainda suspeito de prática de burla do subsídio social básico de alguns idosos num valor estimado em mais de 40 mil meticais.

Segundo a comandante distrital da PRM em Chibuto, Francisca Januário, dos detidos um é afecto a área financeira no INAS em Chibuto. O segundo é ponto focal no posto administrativo de Godide, cujo “modus operandi” traduzia-se na realização de pagamento indevido de subsídio social básico, estipulado em cinco mil meticais, para alguns idosos, mas que subtraíam quatro mil meticais para os seus bolsos, cabendo apenas mil meticais para os destinatários.

A comandante da PRM no Chibuto disse haver fortes indícios do envolvimento de mais indivíduos e o valor desviado ser ainda maior, mas aguarda-se pelos resultados das investigações que estão a ser levadas a cabo pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), para esclarecer o caso.

“O funcionário já se preparava para mais uma acção fraudulenta, na quinta-feira passada, desta feita no posto administrativo de Malehice, onde em contacto com o permanente daquela instituição no posto, houve troca de mensagens telefónicas fazendo menção de alguns nomes que deveriam ser burlados, entre os quais um idoso que já perdeu a vida, mas desta vez a acção terminou mal”, comentou a comandante.

Entretanto, o funcionário do INAS e o seu comparsa, foram notificados na quarta-feira passada para o interrogatório e em seguida submetidos à prisão preventiva, na penitenciária local enquanto aguardam o andamento do processo, que está a ser coordenado entre as autoridades policiais e o Ministério Público.

Comments

O Instituto Nacional de Saúde (INS) testou negativo 12 pessoas suspeitas de estar infectadas pela Covid-19, nas últimas 24 horas, mantendo-se o registo de oito casos contaminados pelo novo coronavírus até as 9 horas de hoje.

A actualização foi feita, esta tarde, pela directora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, depois de ontem, o Ministro da Saúde, Armindo Tiago ter anunciado o oitavo caso da doença.

Rosa Marlene indicou que 103 contactos directos dos oito casos confirmados estão a ser monitorados.

A fonte reiterou a importância de a sociedade seguir as recomendações da saúde para a prevenção do novo Coronavírus, que passam pela lavagem frequente das mãos com água e sabão ou cinza, uso de desinfectante a base de álcool e distanciamento, de pelo menos, um metro das pessoas.

A directora nacional de Saúde Pública frisou ainda que os recém-chegados de países com transmissão activa da Covid-19 devem cumprir a quarentena de 14 dias para conter a sua propagação.

Refira-se que seis dos oito casos são importados e os restantes de transmissão local.

Comments

A disponibilização de exercícios de aplicação, pelos professores, para ocupar os alunos durante os 30 dias da suspensão de aulas, na sequência de prevenção do Covid-19, está a dividir os pais e encarregados de educação, nas cidades de Maputo e Matola.

Uns entendem que a medida é acertada porque as crianças precisam de exercitar para não perderem o gosto pelos estudos, sobretudo os alunos das classes iniciais, em particular os novos ingressos da 1ª classe.

Fundamentam que se, efectivamente, a medida é para garantir a saúde pública, qualquer sacrifício é válido e deve ser acolhida rigorosamente por todos os moçambicanos.

Outros acham que o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) podia dividir as turmas ao meio e permitir que as crianças continuem a frequentar as aulas, porque é quase impossível estudar em casa.

A decisão de encerrar escolas e universidades por 30 dias foi tomada, semana passada, pelo Governo visando conter a propagação do Covid-19, epidemia que no país já têm registo de sete casos.

(Walter Mbenhane)

Comments

As autoridades da Saúde registaram um novo caso de COVID-19, o novo coronavírus, elevando para um total de oito casos, anunciou este sábado o ministro da Saúde, Armindo Tiago, durante a conferência de imprensa de actualização de dados sobre a pandemia.

“O novo caso é um caso de transmissão local. Temos no país, até agora, de forma cumulativa, oito casos positivos, seis importados e dois de transmissão local”, referiu, indicando não haver ainda registo de mortes.

Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, Moçambique testou 205 casos suspeitos, 64 dos quais nas últimas 24 horas.

O número "demonstra que a nossa capacidade de testar está a aumentar diariamente", realçou disse.
Armindo Tiago reiterou ao cumprimento rigoroso das medidas de prevenção anteriormente anunciadas, nomeadamente: Reforçar as medidas de higiene individual e colectiva ao domicílio, sobretudo a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou cinza, praticar a etiqueta da tosse cobrindo o nariz com o cotovelo ou lenço descartável quando tossir ou espirrar, respeitar a obrigatoriedade de quarentena domiciliária de 14 dias para todos aqueles que são contactos directos, suspender a realização de eventos que envolvam mais de 50 pessoas, se tais eventos forem de carácter cultural, recreativo ou de qualquer outra índole, implementar as medidas de prevenção a todos os níveis para evitar a contaminação. (Notícias/RM)

 

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction