Director: Júlio Manjate

Já chove na capital do país desde segunda-feira, e o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) emitiu, hoje, um alerta sobre a ocorrência de chuva moderada a forte de 30 a 50 milímetros em 24 horas, a partir desta tarde.

O fenómeno é acompanhado de trovoadas e ventos com rajadas a partir da tarde de hoje nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, por isso, lança um alerta para a tomada de medidas de precaução e segurança em relação aos riscos associados ao fenómeno.

Segundo o INAM, na província de Maputo, a chuva forte vai atingir os distritos de Marracuene, Matutuine, Boane, Moamba, Manhiça, Namaacha, Magude e as cidades de Maputo e Matola; enquanto na província de Gaza vai afecta os distritos de Mabalane, Chibuto, Massingir, Lipompo, Chonguene, Guijá, Mandlakazi, Bilene e cidades de Chókwè e Xai-Xai.

Por fim, os distritos de Inharrime, Panda, Homoíne, Morrumbene, Zavala, Jangamo, Massinga e cidades de Inhambane e Maxixe, na província de Inhambane.

O INAM informa no seu comunicado de imprensa que o sistema poderá afectar as províncias de Manica e Sofala com chuvas moderadas a forte.

Comments

Um grupo de especialistas nacionais e internacionais apresentam, hoje e amanhã, em Maputo, os resultados do trabalho de mapeamento das espécies ameaçadas e identificação das áreas-chave para a  biodiversidade em Moçambique.

As áreas-chave para a biodiversidade correspondem aos locais do planeta que mais contribuem para a persistência global da biodiversidade, sendo que elas existem em Moçambique.

Comments

O Instituto Nacional de Saúde realiza hoje e amanhã na Faculdade de Ciências de Saúde da UniLúrio, em Nampula, as II Jornadas Regionais de Saúde da Região Norte, que decorrerão sob o lema “Novas Abordagens de Promoção de Saúde para Enfrentar os Desafios da Transição Demográfica e Epidemiológica”.

O evento, que se realiza a cada três anos, visa contribuir para a promoção da realização de investigação científica em todos os níveis de atenção de saúde; o incremento da eficiência da divulgação de resultados de investigação em saúde produzidos localmente; a consolidação das instituições que realizam investigação em saúde ao nível da região norte; o fomento da cooperação local entre instituições técnico-científicas e a dinamização do diálogo entre os produtores de evidência científica e os fazedores da política de saúde.

Comments

A cidade de Maputo acolhe hoje, quarta-feira, a II Conferência Nacional de Segurança Cibernética, com o lema “Cidadão Seguro no Ecossistema Digital”.

Trata-se de um encontro que tem por objectivo avaliar os desafios da segurança cibernética em Moçambique e definir acções necessárias para a garantia da mesma, bem como a divulgação de boas práticas. (RM)

 

Comments

As instituições do ensino superior devem apostar nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), de forma a modernizarem-se e estarem aptas para dar resposta aos desafios impostos pela transformação digital. O apelo foi lançado, ontem, em Maputo, pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, Jorge Nhambiu,  que falava na abertura da Conferência MoRENet 2019. LEIA MAIS

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction