Director: Lázaro Manhiça

ESPECIALISTAS em mamíferos marinhos e de instituições nacionais dedicadas à preservação da fauna e flora encontram-se desde ontem, no arquipélago do Bazaruto para investigar a causa da morte de 111 golfinhos recentemente encontrados neste ponto da província de Inhambane.

Trata-se de uma equipa mista constituída por técnicos dos ministérios do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), Terra e Ambiente (MTA), Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), que vai reforçar um outro grupo de pesquisadores que já se encontra a trabalhar no terreno.

De acordo com uma nota da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), parte dos golfinhos (25), tinha sido encontrada no domingo na mesma área, no Parque Nacional do  Arquipélago do Bazaruto (PNAB), e 86 na terça-feira.

O mesmo documento refere que os animais, todos da espécie Stenella Longirostris, não estavam feridos nem havia sinais visíveis que pudessem indiciar a causa da morte, tendo sido colhidas amostras para análises laboratoriais mais detalhadas.

A descoberta foi possível graças às patrulhas e actividades de monitoria que a equipa de fiscais do parque tem levado a cabo.

Ocupando uma área de 1430 km2, o PNAB foi fundado a 25 de Maio de 1971, sendo o primeiro parque marinho do país. 

Nesta área de conservação ocorrem mamíferos marinhos emblemáticos e outras espécies de megafauna, devido às condições proporcionadas pela combinação de águas rasas e profundas, bem como pela disponibilidade de nutrientes e tranquilidade da zona.

Em termos de riqueza de biodiversidade foi registada no PNAB, a ocorrência de 180 espécies de aves, 45 de répteis, 16 de mamíferos terrestres, 500 de moluscos marinhos e costeiros, e 2000 de peixes.

Nas ilhas podem ser facilmente avistados animais como o cabrito vermelho, chengane, cabrito cinzento, macaco-simango e crocodilos do Nilo, nas lagoas. No mar habitam espécies como golfinhos, dugongos, tartarugas marinhas, manta raia e baleias. Esta área protegida compreende cinco ilhas, nomeadamente, Santa Carolina, Benguerrua, Magarugue, Bangue e Bazaruto.   

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction