PHC

Director: Lázaro Manhiça

O AGRAVAMENTO de propinas semestrais do nível de licenciatura na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) está a inquietar a comunidade estudantil.

A reitoria desta instituição do ensino superior decidiu aumentar, no presente semestre, a taxa de inscrição, de 420 meticais cobrados por cadeira, para 600 meticais.

Estudantes ouvidos hoje (29) pelo “Notícias”, na cidade de Maputo, disseram que a subida do valor de propinas acontece num momento impróprio, em que a maioria das famílias ressente-se do impacto financeiro devido a Covid-19. 

Dulce Machado, estudante do último ano do curso de Gestão de Educação, referiu que o seu encarregado de educação perdeu emprego por conta da pandemia, por isso não sabe onde terá 3.600 meticais para se inscrever nas seis cadeiras.

A estudante defende que o agravamento das propinas não devia ter sido decretado esta ano, porque os alunos têm muitas despesas, destacando a compra de materiais informático e didáctico para aulas online.

“Para além de computador e telemóvel com internet, teremos muitas fichas e livros por comprar”, justificou.

Abel Cossa, estudante do segundo ano do curso de Física, revelou que não foi fácil obter o valor para se inscrever nas cinco disciplinas, uma vez que o seu encarregado de educação havia feito cálculos com base na taxa cobrada no semestre passado.

“Aumentaram o valor numa altura em que muitos pais perderam negócios e empregos devido à Covid-19”, lamentou.

Fernanda Matusse, também estudante de Física, afirmou que precisa de mais de sete mil meticais para a sua inscrição e a do irmão.

Explicou que a mãe está a ter dificuldades em obter o valor para as propinas dos dois, uma vez que depende de um negócio que deixou de ser rentável com a eclosão da pandemia.

A nossa reportagem entrou em contacto com o pessoal do Registo Académico da UEM que não aceitou falar do assunto.  

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction