Director: Júlio Manjate

A Sociedade Portuguesa de Dermatologia pretende criar um centro de apoio em educação e tratamento de pessoas com pigmentação da pele em Moçambique.

Trata-se de um centro dedicado ao acompanhamento regular e tratamento de pessoas com falta de pigmentação da pele.
O mesmo vai dedicar-se à pesquisa e estudos da patologia, em parceria com médicos moçambicanos, segundo explicou, semana passada, em Maputo, Miguel Correia, presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia durante as celebrações do Dia Internacional de Consciencialização do Albinismo.
“Temos a esperança de mudar a vida das pessoas afectadas pelo albinismo. Pretendemos criar um centro de qualidade e de excelência dedicado à educação da pessoa com falta de pigmentação de pele, dedicado ao acompanhamento regular, tratamento das primeiras manifestações de cancro de pele, ou seja, um programa completo de apoio ao albinismo, em parceria com pesquisadores moçambicanos e europeus. Já temos o aval das autoridades moçambicanas”, avançou Miguel Pereira, segundo a AIM.
O interesse de Portugal pela protecção das pessoas com ausência de pigmentação de pele surgiu em 2012, com um grupo de portugueses que, sensibilizados com o drama das pessoas albinas em Moçambique, criou a Associação Portuguesa Kanimambo, que vem apoiando mais de 400 pessoas nestas condições em Maputo, Inharrime, Gorongosa e Nampula.
“A nossa actuação cinge-se mais na protecção, com campanhas como estas de sensibilização, e, no segundo vector, actuamos em apoio com protectores solares, camisolas e óculos de solo. Actuamos também num terceiro vector, na área da saúde”, explicou Nuno Bento, representante da Associação Kanimambo.
O albinismo é uma doença hereditária, cuja causa é uma mutação genética que resulta de pouca ou nenhuma produção de melanina. Estima-se que em Moçambique existam cerca de 20 mil pessoas com albinismo.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction