Num prazo de dois anos, o posto administrativo de Calanga, no distrito da Manhiça, província de Maputo, vai ter uma central eólica com capacidade de produzir mais de 100 megawatts de energia eléctrica.

Trata-se de um projecto com financiamento do governo chinês, avaliado em 120 milhões de dólares norte-americanos, a ser levado a cabo pela empresa Energy Investment, um anúncio feito no fim da XI Sessão Ordinária do governo provincial de Maputo.

Segundo, a porta-voz do governo da província de Maputo, Olga Manjate, a referida  central eólica vai ser instalada em Calanga, próximo da costa marítima, a uma altitude de 50 a 80 metros.

Manjate informou que Calanga é um parque eólico costeiro e a escolha do local deveu-se à sua localização geográfica, que oferece condições favoráveis para a construção e implementação do projecto.

A fonte explicou que a infra-estrutura conta com a instalação de 30 turbinas eólicas de dois megaswatts cada, montagem de uma subestação elevatória de 110 kilowatts (KW) e uma linha com a mesma capacidade para acessar à subestação de Zimbene, com 275 KW, localizada no distrito de Bilene, província de Gaza. 

O projecto inclui ainda a construção de uma linha com uma extensão de 45 quilómetros de 110 kilowatts conectada à de Zimbene, para numa primeira fase atender um consumo de 60 kilowatts de energia eléctrica.

Manjate explicou ainda que a taxa de retorno do capital do projecto está calculada em cerca de 10 por cento anual.

“Já foram assinados os memorandos de entendimento com a EDM e o projecto foi submetido ao governo, através do Ministério de Recursos Minerais e Energia (MIREME), EDM e o Estudo de Investigação do Projecto” - esclareceu.

Olga Manjate referiu que no local onde será instalado o empreendimento foi feito um estudo prévio geográfico e instalada uma torre de elevação para a medição do vento, e a construção da respectiva  infra-estrutura vai arrancar no próximo ano, com duração de dois anos.

O projecto, na sua primeira fase, vai empregar perto de 400 pessoas e na fase operacional  deverá contar com apenas 50 trabalhadores, dos quais técnicos e pessoal de apoio.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction