A Sociedade Aberta (SA) lançou ontem, em Maputo, um modelo de aulas abertas no formato virtual, que tem por objectivo criar espaço para debate de ideias nos diversos sectores da sociedade, com vista a melhorar a qualidade do debate público e influenciar a criação de instituições cada vez mais sólidas.



Segundo José Dias, director da Sociedade Aberta, a ideia é transmitir nas diversas plataformas sociais os principais conteúdos discutidos pelos oradores durante as palestras, de forma a promover a participação dos cidadãos nos debates para a melhoria do processo de governação.
“O essencial é promover o debate de ideias e envolver os cidadãos na resolução dos problemas que o país enfrenta. Procuramos, nos debates, propostas em relação a: como é que podemos ter instituições mais fortes e mais orientadas para o desenvolvimento”, disse.
Referiu que este é o primeiro ciclo de aulas abertas, promovido por aquela organização da sociedade civil moçambicana, e contou com a participação de 16 oradores. O evento decorreu nos dias 15 e 16 do mês em curso, sob o lema “Contribuição para instituições cada vez mais fortes, mais participativas e melhor orientadas para o desenvolvimento económico e social”.
Dias disse ainda que a entidade que dirige pretende criar, brevemente, um debate político para que os partidos e a sociedade possam discutir os manifestos eleitorais e criar um envolvimento efectivo dos partidos políticos da oposição na formulação de políticas públicas.
“Estamos num ano eleitoral. É um ano fértil para este tipo de contribuições e os partidos políticos podem solidificar os manifestos e trazer manifestos de qualidade e, por outro lado, os cidadãos podem ter elementos específicos para discutir com os candidatos que vão trazer os manifestos”.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction