Director: Júlio Manjate

O Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) entregou, ontem, em Maputo, 14 viaturas para duas instituições a si subordinadas, reforçando, desta feita, a fiscalização das 14 áreas de conservação existentes no país.

Trata-se de viaturas de marca Land Cruiser, modelo HZ, destinadas à Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e à Agência Nacional para Avaliação de Qualidade Florestal (AQUA).
As viaturas foram adquiridas no âmbito do MozFip, um programa de investimento florestal que está a ser implementado pelo MITADER desde meados de 2017, financiado pelo Banco Mundial, no valor global de 47 milhões de dólares norte-americanos.
Dirigiu a cerimónia da entrega dos referidos meios circulantes a Secretária Permanente do MITADER, Sheila Santana Afonso.
Falando à imprensa, minutos após o término do acto, Santana Afonso apelou para que estes meios de trabalho sejam usados com rigor e disciplina.
Disse, igualmente, que as viaturas deverão acelerar o combate à corrupção que graça nos recursos florestais do país. “Falo daqueles que tentam fazer a exploração ilegal”, disse.
Dados avançados no local do evento apontam que durante os primeiros seis meses as autoridades florestais registaram um total de 600 crimes de caça furtiva e destruição da floresta.
Santana Afonso disse que as viaturas vão fiscalizar, sobretudo, o Parque Nacional das Quirimbas, província nortenha de Cabo Delgado, e a Reserva Nacional do Gilé, na província central da Zambézia.
Aliás, o MozFIP está a ser implementado nas áreas com maior índice de desmatamento, nos distritos da Zambézia, nomeadamente, Gilé, Mocuba, Ile, Gurué Alto-Moluócuè, Maganja da Costa, Pebane, Mocubela e Mulevala, e em sete distritos de Cabo Delgado, Macomia, Meluco, Quissanga, Montepuez, Ancuabe, Ibo e Metuge.
Ao todo, o projecto cobre um total de 8,9 milhões de hectares.
Com o objectivo de apoiar os esforços para a valorização das florestas, melhorar os meios de subsistência da população rural, bem como reduzir as emissões de gases de efeito de estufa provenientes do desmatamento, o MozFIP visa ainda melhorar um ambiente propício à gestão das florestas e as áreas de conservação.
Existem em Moçambique 14 áreas de conservação. Cerca de 60 por cento do território nacional é constituído de florestas.
 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction