Imprimir
Categoria: Ciência, Tecnologia e Ambiente
Visualizações: 1561

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) rubricou, ontem, acordos de negócios com seis empresas, no âmbito da materialização das iniciativas empreendedoras da mais antiga instituição de ensino superior em Moçambique.

As iniciativas empreendedoras são propostas das unidades orgânicas para o aproveitamento do potencial da UEM, através da exploração das oportunidades de negócio com impacto no desenvolvimento institucional, podendo envolver parceiros numa perspectiva de ganhos mútuos.
Os acordos firmados pelo Reitor da UEM, Orando Quilambo, e representantes das empresas parceiras, resultam de um rol de 26 iniciativas empreendedoras apresentadas nas áreas de saúde, agropecuária, desenvolvimento e valorização do património, tecnologias de informação e comunicação e serviços para nortear a primeira edição da implementação das mesmas.
A identificação dessas áreas resultou de uma consulta às unidades orgânicas da universidade.
Os seis acordos firmados vão permitir a materialização da exploração do Centro de Saúde da UEM, plano de saúde para a comunidade universitária, assessoria e representação comercial para a valorização e desenvolvimento do património da universidade, concepção, construção e exploração de ‘Food Court’, processamento e distribuição de água mineral no centro de Machipanda (centro do país) e a produção, processamento e distribuição de mel no centro de Machipanda.
A área de investigação foi a que mereceu especial atenção pelo timoneiro da universidade, pelo facto de ser um factor diferenciador.
“É ela que nos diferencia. A produção de conhecimentos é o que diferencia as instituições do ensino superior de outras instituições. Fazemo-lo neste momento porque sentimos que já estamos consolidando a área empresarial. Queremos introduzir a área de investigação, que irá suportar todas as outras iniciativas”, disse, segundo a AIM.
A UEM recebeu, para efeitos de avaliação, 27 manifestações de interesse, tendo seleccionado as melhores propostas para a execução de cada iniciativa empreendedora.