Director: Júlio Manjate

A nova Rede Lusófona contra o HIV, hepatites virais e tuberculose, a ser apresentada amanhã, sexta-feira, vai se envolver no combate à ideia errada de que o HIV não tem cura e que muitas vezes transforma esta doença numa sentença de morte.

A nova organização de luta contra a pandemia pretende constituir-se numa plataforma de base comunitária no espaço da lusofonia, tendo como objectivo ser “um espaço onde pessoas que vivem com HIV e activistas poderão trabalhar, colaborativamente, na elaboração de planos de acção conjuntos, bem como no desenvolvimento de respostas estratégicas eficazes que respeitem os direitos humanos.

Daniel Simões, coordenador da rede, disse à agência Lusa que entre as prioridades de trabalho identificadas nos países lusófonos que compõem esta plataforma está o combate à informação incorreta sobre o HIV que ainda hoje circula em todos estes países.

“O HIV é agora muito diferente do que quando estava nas notícias, mas muitas pessoas ainda têm a imagem associada aos anos 80 e 90”, explicou, adiantando que “ainda há muito estigma ligado às infecções, à noção de risco e do que é o HIV, de quem são as pessoas com o HIV e de como vivem com o HIV”.

O facto de as pessoas acharem que o HIV é uma sentença de morte transforma a doença como uma efectiva sentença de morte, tendo em conta que esta ideia afasta os indivíduos dos serviços de saúde e dos tratamentos, disse.

Segundo Daniel Simões, existe um trabalho por fazer em todos os países, nomeadamente, de troca de experiências, e de seguida elege Moçambique e a Guiné-Bissau como os países que merecem uma maior preocupação, tendo em conta a elevada prevalência da infecção.

Em relação a Moçambique, que tem uma das maiores taxas de infecção do mundo, Daniel Simões defende um consenso em torno de uma resposta que leve em conta a realidade moçambicana.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction