Director: Júlio Manjate

Moçambique pretende consolidar o papel de polo energético na região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O desafio foi anunciado ontem, em Maputo, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no seu discurso de investidura para segundo mandato de cinco anos, acto solene que contou com a presença de vários estadistas estrangeiros, na sua maioria da região.
“Queremos consolidar o papel de Moçambique como polo energético na região da SADC. Vamos aumentar a disponibilidade de energia, promovendo investimentos públicos e privados que assegurem, pelo menos, mais 600 MW em novas infra-estruturas de geração”, disse.
No seu discurso, Nyusi destacou que o desafio da electrificação continua presente, frisando que, durante este quinquénio, a energia deverá cumprir o seu papel de factor impulsionador do desenvolvimento social e económico, assegurando a agricultura e industrialização.
“Vamos garantir uma contribuição cada vez maior das energias renováveis. Prosseguiremos com a expansão e reforço da rede eléctrica nacional e construção dos primeiros 750 quilómetros da nova espinha dorsal do sistema de transporte de electricidade de alta tensão de 400 KV, ligando o norte ao sul do país”, afirmou.
Nyusi assumiu ainda o compromisso de electrificar todas as sedes dos Postos Administrativos, no quadro do Programa Energia para todos. No mandato anterior, o seu governo cumpriu o compromisso de electrificar as sedes de todos os distritos do país.


 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction