Director: Júlio Manjate

Fazer da ciência e tecnologia, ensinossuperior e técnico-profissional plataformas transversais de promoção do crescimento e desenvolvimento socioeconómico do país é uma das apostas do novo titular do pelouro.    

Gabriel Salimo lançou este desafio na cerimónia de entrega de pastas realizada recentemente nas instalações do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional (MCTESTP), em Maputo.

Na ocasião, o novo ministro manifestou disponibilidade de dedicar todas as forças, energias e saber ao serviço do desenvolvimento do sector neste novo ciclo de governação.

A fonte destacou a necessidade de realizaras actividades planificadas para os primeiros 100 dias de governação no presente quinquénio, assim como outras acções estratégicas não concluídas no mandato passado.

“Vamos arregaçar as mangas para fazer da ciência e tecnologia, ensinossuperior e técnico-profissional plataformas transversais de promoção do crescimento e desenvolvimento socioeconómico de Moçambique”, exortou o governante. 

Do conjunto de compromissos para estequinquénio, destacou a contribuição para a modernização do país em termos de tecnologias, dinamização dos subsectores do ensino superior e técnico-profissional, bem como a consolidação da presença e impacto das acções do ministério em todo o país. 

A cerimónia entrega de pastas contou com a presença do ministro cessante, Jorge Nhambiu;vice-ministra cessante, Leda Hugo;o secretário permanente, Celso Laice;o inspector-geral do pelouro, Fernando Niquice;membros do Conselho Consultivo, entre outros convidados. 

Gabriel Salimo nasceu a 12 de Agosto de 1964. É docente universitário e já assumiu cargos como de director do Centro de Tecnologias de Informação e Comunicação na UniZambeze e director de curso de Informática na Universidade Eduardo Mondlane. 

É mestre em Tecnologias de Informação e Comunicação. Do seu leque de serviços,contam-se a sua passagem pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, em Maputo, onde foi chefe do Departamento de Delimitação Geográfica, Estatística e Informática.

Foi também consultor em algumas organizações da sociedade civil e instituições comoSala da Paz, onde foi integrado no Instituto para a Democracia Multipartidária.

Participou na gestão do software para a contagem paralela e observação eleitoral para as eleições municipais na cidade de Nampula, em 2018.   

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction