Director: Júlio Manjate

Perto de cinco mil animais selvagens de diversas espécies, entre elefantes, búfalos, girafas, impalas, cudos, nyalas e zebras foram já introduzidos na Reserva Especial de Maputo, no âmbito da implementação do Corredor de Futi, uma parceria entre Moçambique, África do Sul e o reino de Eswatini.

Para este ano, a administração da reserva, localizada no distrito de Matutuíne, província de Maputo, prevê que sejam introduzidos outros 100 animais.

De acordo com o administrador da Reserva Especial de Maputo e Marinha da Ponta do Ouro, Miguel Gonçalves, o repovoamento tem estado a funcionar como uma atracção turística para cidadãos nacionais e estrangeiros.

Em relação ao repovoamento da Reserva Especial de Maputo, a fonte, que falava à margem de uma visita que membros da direcção da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) fizeram recentemente ao local, disse ainda que o objectivo é criar as condições necessárias para que a partir desta área os três países  estejam unidos, permitindo o livre movimento de pessoas e animais.

“Trata-se de uma extensa área com florestas e dunas costeiras, terrenos cobertos de arbustos,savanas,entre outras características que concedem um enorme potencial para o desenvolvimento de actividades de conservação e turismonos três países, especificamente através daReserva Especial de Maputo, o Parque dos Elefantes de Thembe (na África do Sul) e o South Golf (Eswatini)”, disse.

Quanto à Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro,o “Notícias” apurou que faz parte da primeira e única Área de Conservação Transfronteiriça Marinha de África, designadaPonta do Ouro-Kosi Bay,e também da Área de Conservação Transfronteiriça dos Libombos,de que fazem parte Moçambique, África do Sul e Swazilândia.

Estabelecida em 2009, com uma extensão de 678 quilómetros quadrados, a Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro está localizada na província de Maputo, junto à fronteira com a África do Sul.

Segundo Miguel Gonçalves, a Administração da Reserva Especial de Maputo está a desenvolver, com o envolvimento das comunidades, várias iniciativas de negócios orientadas para o uso sustentável dos recursose ecossistemasda região.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction