kids

Director: Júlio Manjate

Um lote de 100 mil testes do novo coronavírus deverá chegar a Moçambique até Junho próximo, tornando possível a descentralização dos exames para as outras províncias.

Parte do lote tem exames (PCR) que, actualmente, são processados nos equipamentos disponíveis no laboratório de referência do Instituto Nacional de Saúde (INS), localizado no distrito de Marracuene, província de Maputo. A outra é de outro tipo de reagente que poderá ser usado em máquinas (GeneXpert) instaladas em várias unidades sanitárias do país e que, actualmente, são utilizadas para fazer o diagnóstico da tuberculose.

Ilesh Jani, director-geral do INS, explica que os aparelhos GeneXpert têm a vantagem de ser de uso fácil e estarem disponíveis em todas as províncias, embora tenham capacidade de processar poucas amostras por dia.

Todavia, avança que o somatório das unidades com máquinas vai permitir uma descentralização mais efectiva,  resposta mais rápida e um maior controlo da pandemia no país.

Reconheceu, contudo, que o processo de procura dos reagentes para o GeneXpert não é rápido, tendo em conta que o fabricante iniciou, recentemente, a comercialização dos reagentes para estes aparelhos e há uma grande procura por vários países.

“Nós (Moçambique) estamos na fila e o processo pode levar algumas semanas. O processo foi iniciado há mais de um mês e portanto, nós esperamos que até Junho possamos receber esses testes que irão nos ajudar a descentralizar a testagem. Até lá os testes continuarão a ser realizados no INS, em Maputo, utilizando também amostras provenientes de todas as províncias”, disse Ilesh Jani.

Entretanto, falando esta quinta-feira na actual sessão de actualização da informação sobre a Covid-19 no país e no mundo, Sérgio Chicumbe, director nacional para a área de Inquérito e Observação da Saúde, no INS, referiu que a descentralização não implica a falta de capacidade de testagem do laboratório de referência, pois, actualmente, pode processar cerca de 600 amostras por dia, capacidade que ainda não foi alcançada.

Avançou que a ideia inclui ainda a instalação de outros laboratórios para processar em PCR nas zonas centro e norte, estando em processo avançado o que está a ser estabelecido na província de Nampula.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction