Imprimir
Categoria: Ciência, Tecnologia e Ambiente
Visualizações: 775

A ORGANIZAÇÃO Mundial daSaúde (OMS) vai voltar a convocar esta semana o seu comité de emergência para avaliar o estado da pandemia daCovid-19, afirmou o director-geral desta agência das Nações Unidas.

Tedros Ghebreyesus referiu que seis meses depois de a OMS ter declarado o novo coronavírus como emergência de saúde pública internacional, o contágio continua a acelerar.

A 30 de Janeiro, foi pela sexta vez declarada uma emergência sanitária global ao abrigo do regulamento internacional de saúde, mas esta é de longe a mais grave, admitiu.

“Como exigido pelo regulamento, voltarei a convocar o comité de emergência esta semana, para reavaliar a pandemia”, indicou, referindo que quase 16 milhões de infecções foram comunicadas à OMS e que mais de 640 mil pessoas morreram daCovid-19.

Nas últimas seis semanas, o número global de casos duplicou, salientou numa conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia, na sede da organização, em Genebra.

Os principais responsáveis da OMS referiram que o retrato global da pandemia é um mosaico variado, com países em estado de transmissão intensa, outros com ressurgimentos da transmissão comunitária, geralmente à volta de situações em que há “pessoas juntas em ambientes fechados”, como referiu a principal responsável técnica pelo combate à Covid-19, Maria Van Kerkhove.