Sábado, 27 Abril, 2024
Início » Debate-se direitos da mulher na ONU

Debate-se direitos da mulher na ONU

Por admin-sn
107 Visualizações

A 68.ª Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW), o maior encontro anual da ONU sobre igualdade de género e emponderamento das mulheres, começa nesta segunda-feira e até o dia 22 de Março na cidade de Nova Iorque.

O tema deste ano será “acelerar a concretização da igualdade do género e o emponderamento de todas as mulheres e meninas, combatendo a pobreza e fortalecendo as instituições e o financiamento com uma perspectiva de género”.

Dados da ONU apontam que mais de 100 milhões de mulheres e meninas poderiam ser tiradas da pobreza se os governos dessem prioridade à educação e ao planeamento familiar, a salários justos e iguais e ampliassem os benefícios sociais.
Globalmente, 10,3 por cento das mulheres estão aprisionadas em um ciclo de pobreza extrema e vivem com menos de 2,15 dólares por dia.
Com o aumento dos conflitos e das crises climáticas e humanitárias, elas são as primeiras a absorver os choques mais profundos, pois, perdem os seus rendimentos e assumem mais cuidados não remunerados e trabalho doméstico.

As mulheres e meninas que vivem em contextos frágeis têm quase oito vezes mais probabilidades de viver em pobreza extrema.
Dados de 48 economias em desenvolvimento mostram que são necessários 360 biliões de dólares adicionais por ano para alcançar a igualdade de género e o emponderamento das mulheres nas principais metas globais, incluindo acabar com a pobreza e a fome.

banner

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia