Domingo, 28 Abril, 2024
Início » Nova gestão para Eskom

Nova gestão para Eskom

Por Juma Capela
179 Visualizações

A Eskom, empresa estatal sul-africana de electricidade, anunciou ontem o Conselho de Administração de uma nova empresa que será responsável pelo transporte de energia no país.
Em comunicado, referiu que a Companhia Nacional de Transmissão da África do Sul (NTCSA, na sigla em inglês) é a primeira a ser constituída em resultado do desmantelamento da Eskom em três entidades, nomeadamente geração, distribuição e transporte.
Em 2019, o Presidente Cyril Ramaphosa anunciou o desmantelamento da Eskom e criação de três entidades estatais.
A actual responsável pelos negócios de energia da petrolífera sul-africana Sasol, Priscillah Mabelane, foi nomeada para liderar o Conselho de Administração da NTCSA, que integra 12 directores não-executivos.
Segundo a Lusa, Mabelane é actualmente responsável pela implementação da “visão da Sasol para liderar a Transição Energética Justa na África Austral e desbloquear o potencial da África do Sul para ser um interveniente global em hidrogénio verde e derivados”, indicou a Eskom, acrescentando que, na Sasol, a executiva “é responsável pelas actividades de gás ‘upstream’ e ‘downstream’, bem como pela distribuição, marketing e venda de combustíveis líquidos na África Austral”.
A África do Sul enfrenta uma crise energética sem precedentes depois de a empresa estatal de distribuição de electricidade Eskom ter reduzido drasticamente a sua capacidade.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia