27.6 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

CNE exorta moçambicanos para votação ordeira

+ Recentes

REFLEXÕES DA MUVALINDA: S...

Negócio de pedra denuncia...

Médicos pedem melhoria da...

SEGUNDO A ORDEM DOS ADVOG...

O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Abdul Carimo, exortou, na manhã de hoje, em Maputo, os eleitores a se dirigirem amanhã, quanto cedo, às mesas das assembleias de voto, para exercerem o seu direito cívico de eleger os dirigentes do país nas sextas eleições gerais e as terceiras das Assembleias Provinciais.

Carimo disse, que a participação dos cidadãos nestas sextas eleições gerais e terceiras provinciais deve ser feita com urbanismo, civismo, disciplina, com sabedoria e maior sentido de patriotismo, como forma de mostrar o sentido de maturidade democrática.

O presidente da CNE explicou, que nos locais de votação não se deve ostentar indumentária, cartazes, autocolantes, símbolos, emblemas, cânticos, danças e outros actos, que podem se consubstanciar em campanha e propaganda política a favor de qualquer dos candidatos ou proponentes.

A fonte referiu, que a participação massiva dos eleitores emprestará universalidade ao acto.

“Exortamos a todos os moçambicanos a se dirigirem quanto mais cedo possível às mesas das assembleias de voto, que coincidem com os locais onde recensearam”, referiu.

Neste contexto, Carimo desencorajou a permanência dos eleitores dentro do perímetro da assembleia de voto, depois de terem exercido o seu direito de voto, pois, contraria o espírito e letra da legislação eleitoral aprovada por consenso na Assembleia da República.

“Em todo o território nacional, as mesas das assembleias de voto irão abrir às 7.00 horas e seu encerramento será às 18.00 horas, igualmente, o horário no estrangeiro. Entretanto, quando forem 18.00 horas e ainda houver eleitores para a mesa da assembleia de voto, o presidente da mesa irá ordenar a distribuição de senhas numeradas e rubricadas a todos os eleitores presentes e, em seguida, a votação continuará pela ordem numérica das senhas, até ao último eleitor”, sublinhou.

Abdul Carimo exortou os eleitores a exercerem o seu direito sem influências, sem interferências e sem qualquer tipo de coacção. O sentido de organização é fundamental para maior liberdade do eleitor, devendo iniciar na mesa de voto onde os presidentes das mesas de voto são chamados a exercer esse nobre dever com brio profissional, transparência, com sentido de responsabilidade, imparcialidade, respeito, honestidade, humildade, probidade, integridade e ao respeito do princípio de legalidade e aos outros intervenientes do processo.

 

- Publicidade-spot_img

Destaques