20.9 C
Maputo
Terça-feira, 26 - Março, 2024

DÍVIDAS NAO DECLARADAS: Pareceres ditaram decisao favorável

+ Recentes

PRM homenageia agentes mo...

Quatro centros de saúde e...

Reforçado apoio para manu...

O antigo governador do Banco de Moçambique (BM), Ernesto Gove, disse que os pareceres que o antecederam foram suficientes para tomar uma decisão favorável sobre as garantias da EMATUM, MAM e Proíndicus, aliada a uma avaliação que fez aos processos.

Referiu que tem plena confiança do trabalho feito pelas suas subordinadas porque antes de serem dirigentes são técnicas e com capacidade de fazer análises de estudos e projectos que dão entrada naquela instituição financeira.

Clarificou que os processos destas empresas tinham carimbo de urgente, pelo que tinham prioridade sobre os demais documentos na mesa. Refere que quando são chamados a desenvolver uma actividade de carácter urgente não devem se opor.

O declarante disse ao Tribunal que não se lembra se houve ou não uma adenda ao contrato de financiamento da empresa EMATUM, que segundo os autos ele teria dado ordem aos seus subordinados para dar despacho de autorização da garantia.

A uma pergunta do MP, Ernesto Gove respondeu que não tem memória de ter visto uma empresa constituída sobre direito privado ou autorizar financiamento externo com garantias de Estado.

- Publicidade-spot_img

Destaques