20 C
Maputo
Terça-feira, 26 - Março, 2024

Eloise arrasa Sofala e deixa sem comunicação

+ Recentes

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

Governo e profissionais d...

O CICLONE tropical Eloise, que atingiu na madrugada de hoje (23) a província de Sofala, pelos distritos de Buzi e Dondo, provocou a destruição de infra estruturas públicas e privadas, queda de árvores e postes de iluminação, derrube de linhas de transporte de energia eléctrica, interrupção de vias de acesso por alagamentos e inundações em vários bairros da cidade da Beira, vila de Buzi e Dondo.

A cidade da Beira está desde a manhã de hoje sem o habitual movimento de pessoas, falta comunicação telefónica e transporte, não há energia eléctrica, várias vias de acesso interrompidas e muitas casas submersas, outras destruidas parcialmente e sem cobertura incluindo edifícios públicos sem cobertura, segundo noticia a Rádio Moçambique.

O meteorologista chefe do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), Acácio Tembe disse há momentos ao “Notícias” que a sua instituição também ficou sem comunicação com a delegação da Beira, por isso, não dispõe de dados observados no terreno sobre a quantidade de chuva e da força do vento.

A nossa fonte referiu que as imagens captadas via satélite indicam que o ciclone Eloise entrou pelos distritos costeiros de Dondo e Buzi, provocando chuva forte de cerca de 200 milímetros e ventos fortes entre 140 e 160 KM/h.

Tembe explicou que, o ciclone desloca-se para a província de Manica em direcção ao Zimbabwe com vento e precipitação que vai fustigar os distritos do sul de Sofala e Manica e norte de Inhambane e Gaza, prevendo-se precipitação de até 100 milímetros em 24 horas.

O INAM reitera a necessidade de tomada de medidas de precaução e segurança até a dissipação do fenómeno.

- Publicidade-spot_img

Destaques