Sábado, 27 Abril, 2024
Início » Médicos pedem melhoria das condições de trabalho

Médicos pedem melhoria das condições de trabalho

Por admin-sn
74 Visualizações

OS médicos moçambicanos celebraram ontem o seu dia, com o reforço de apelos para a melhoria das condições de trabalho, de modo a assegurarem cuidados de saúde de qualidade às comunidades.

Este ensejo faz jus ao lema escolhido para este ano “Melhorar as Condições de Trabalho e do Atendimento aos Pacientes são Imperativo Nacional”. A falta de profissionais para o rácio da população, de equipamentos, incluindo meios de protecção individual, diagnóstico, tratamento e remuneração condigna, sobretudo para os que fazem horas extraordinárias, é a principal reclamação da classe.

Falando ontem na cidade da Beira, província de Sofala, nas cerimónias centrais alusivas ao Dia do Médico e 32.º aniversário da Associação Médica de Moçambique (AMM), o presidente da agremiação, Milton Tatia, enfatizou que a classe não concorda que com os rácios médico/habitante e enfermeiro/habitante tão baixos, haja centenas de profissionais de saúde desempregados.

A carência de médicos especialistas nas áreas básicas, tal o caso de cirurgia geral, medicina interna, pediatria, ginecologia e obstetrícia não só é notória nos pontos mais recônditos do país, como também a nível das capitais provinciais.

banner

Neste contexto, defendeu a necessidade de se expandir a formação médica especializada para as capitais provinciais e a criação de incentivos para garantir a retenção dos especialistas fora da área do Grande Maputo.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia